sexta-feira, 29 de junho de 2012



Viva sua profissão com dignidade;
Ainda que Nossa maior alegria não seja financeira, não podemos nos sujeitar a qualquer remuneração que não seja aquela a qual merecemos!
Dignidade profissional ja!



A Fisioterapia Home Care é uma excelente oportunidade de manter a qualidade de vida ou conseguir uma recuperação em casa. Para quem não tem a possibilidade de deslocamento até a clínica de Fisioterapia, ou até mesmo para quem quer ter o atendimento no conforto da própria casa, essa é uma boa opção.
Há muitos profissionais de Fisioterapia que realizam esse tipo de atendimento. Em muitos casos, a recuperação acaba sendo até mais rápida.
O atendimento home care acaba sendo um pouco diferente do atendimento na clínica, uma vez que o profissional não terá todos os equipamentos disponíveis para a Fisioterapia. Mas isso não prejudica o serviço. Tudo é questão de uma boa imaginação. Uma vassoura pode virar um bastão... Uma garrafa pet ou um saco de alimento pode virar um halter... Uma corda pode ajudar no alongamento.
Enfim, o Fisioterapeuta usa os materiais que o próprio paciente tem em casa para realizar o atendimento. Com isso, o paciente poderá praticar também na ausência do seu Fisioterapeuta!!!
Não é excelente???



Pressão alta em crianças: o diagnóstico é cada vez mais comum.

Pressão alta em crianças: o diagnóstico é cada vez mais comum









Aumento do número de casos está associado ao excesso de peso na infância


Marcela Bourroul




quinta-feira, 28 de junho de 2012




E o melhor dessa imagem é o sorriso no rosto do menininho que pode levar o seu cachorrinho pra passer .... Agadeça a Deus todos os dias pela sua vida e antes de reclama reflita !!!!!



A Osteopatia, criada no século XIX, é uma profissão da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

O profissional que pratica a Osteopatia – o Osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes; para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais diagnósticas e terapêuticas osteopáticas.

A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das lesões do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares (pertencentes ao sistema musculoesquelético), as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso, aos órgãos internos e ao sistema conjuntivo (dos tecidos de sustentação do corpo humano), mais especificamente do tecido ligamentar conhecido como fáscias.
Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar de um tratamento manual não invasivo, que diminui sobremaneira os efeitos colaterais indesejáveis.

O Osteopata tem um interesse particular em anatomia e fisiologia, conhecimentos indispensáveis e essenciais para se realizar uma avaliação extremamente rigorosa dos sistemas corporais e de suas inter-relações, que podem ou não se alterar reciprocamente.

É uma forma de tratamento que se preocupa, inicialmente, em descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Isto significa dizer que a Osteopatia é uma abordagem causal, e não sintomática.

A Osteopatia compreende que o corpo humano possui um sistema fundamental para a cura – o sistema imunológico –, cuja ação permite a autorregeneração e o restabelecimento das funções alteradas. Cabe ao Osteopata auxiliar o sistema imune através da realização de um diagnóstico osteopático bem elaborado e fundamentado, permitindo a escolha e a execução de técnicas osteopáticas específicas para cada alteração.

É uma profissão da área da saúde classificada como prática diagnóstica e terapêutica complementar, que interage com outras profissões e suas especialidades.

Existem várias profissões que trabalham conjuntamente com a Osteopatia, dentre as quais citaremos apenas algumas, como a medicina – nas especialidades de clínica médica, ortopedia, fisiatria e neurologia –, a fisioterapia, a acupuntura, a fonoaudiologia e outras.

A Osteopatia oferece uma abordagem singular do corpo humano, com eficácia comprovada.

25/06/2012 15h36 - Atualizado em 25/06/2012 15h36 Após operar o joelho esquerdo, Fabrício começa a fisioterapia no CT

Fabricio iniciou fisioterapia no Reffis do CT da Barra Funda (Foto: Site oficial do São Paulo FC) Operado na última quinta-feira para corrigir uma grave lesão sofrida no joelho esquerdo, o volante Fabrício, do São Paulo, iniciou nesta segunda-feira no Reffis do CT da Barra Funda o longo trabalho de fisioterapia que terá de fazer até seu retorno aos gramados, o que só ocorrerá no início de 2013. O atleta, que se machucou no primeiro tempo da partida contra o Atlético-MG, que terminou com a vitória tricolor por 1 a 0, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do anterior do joelho esquerdo.
Um dos reforços contratados para a temporada 2012, Fabrício era uma das principais esperanças da diretoria, que contava com o perfil de líder para comandar o elenco dentro de campo. O problema foi que o meio-campista sofreu com as lesões desde o dia em que foi apresentado.
Ele foi apresentado no CT de Cotia e logo no começo dos treinos, reclamou de uma tendinite no tornozelo esquerdo. Só estreou no dia 22 de fevereiro, na partida contra o Bragantino, pelo Campeonato Paulista. Na metade do primeiro tempo, sentiu uma lesão muscular na panturrilha esquerda e precisou ser substituído. Quando voltou, no dia 7 de abril, sofreu nova lesão muscular na coxa direita, contra o Mogi Mirim, o que o deixou parado por dois meses. Voltou pela terceira vez, na partida contra o Atlético-MG, quando se machucou novamente.


Com o esquema abaixo fica fácil entendermos porque uma boa massagem nos pés parece induzir um relaxamento em todo o corpo. Experimente uma auto-massagem nos pés quando estiver sentindo a coluna cansada!

ARTROSES NO ESPORTE


Alguns a sentem nos joelhos, outros nos quadris. Ainda tem os que a sentem na coluna. Estamos falando da temida artrose, que acomete tantas pessoas, e que quase sempre vem acompanhada de muita dor.
No esporte, a artrose mais comum é aquela que acomete os joelhos. No tênis, o quadril, e assim por diante em cada esporte.
Mas o que é, afinal, a artrose?

A artrose é uma lesão que acomete as articulações do corpo, atacando especificamente as cartilagens dessas articulações. A cartilagem é um tecido elástico e flexível, branco, que serve para revestir, proteger, dar forma, reduzir atritos e absorver impactos nas articulações. Porém, esta última função, de absorção de impactos, é uma função secundária da cartilagem, já que o principal responsável pela absorção dos impactos do corpo devem ser os músculos.
O que acontece na artrose, então, é uma aceleração do desgaste da cartilagem das articulações. Essa aceleração pode ocorrer por aumento de atrito, por aumento de carga ou por alguma doença degenerativa.
E por que dói? A cartilagem é um tecido com poucos vasos sanguíneos e nervos. Sendo assim, enquanto ela está intacta e começa a se desgastar, não existe dor ou inchaço. Porém, quando chega a níveis mais avançados, começamos a atingir tecidos mais profundos e próximos aos ossos, esses sim, muito irrigados e inervados, que, desta forma, provocam dores e maiores edemas.
Na prática, se utilizarmos como exemplo o futebol, temos que atletas que não possuem boa capacidade muscular, principalmente de coxa, e jogam com frequência ou alta exigência, tendem a acelerar muito o desgaste da cartilagem do joelho, quadril e tornozelo, gerando artroses precoces e aposentadoria do futebol antes do imaginado.
Pra piorar a situação, não existe ainda no mercado qualquer medicamento que efetivamente regenere a cartilagem desgastada. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar.
Mas pra quem já sofre do mal, a fisioterapia tem diversos recursos para melhorar bastante o quadro e devolver qualidade de vida aos seus pacientes.

Adeus celulite! Exercícios, alimentação saudável, drenagem linfática e cosméticos: passo a passo para amenizar os indesejados furinhos.


Alterações hormonais, gordura localizada, retenção líquida, sedentarismo, má circulação, genética: eis alguns dos fatores que desencadeiam a celulite. Por isso, seu tratamento exige uma abordagem multidisciplinar:
1. Identifique a causa
A celulite é um termo utilizado mundialmente para se referir a um quadro clínico que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, está presente em praticamente 100% das mulheres em alguma fase da vida. Nas áreas afetadas, há fibras que ligam a superfície aos tecidos mais profundos, que repuxam a pele para baixo, causando o temido aspecto acolchoado. "O diagnóstico correto possibilita a associação de tratamentos mais eficazes. Mas o sucesso está, sobretudo, na conscientização de que é necessária manutenção no longo prazo", ressalta a dermatologista Andrea Godoy.
2. Use sal com moderação
O sal contém sódio, responsável pela retenção de água no organismo e inchaço das células. "Pelo mesmo motivo, evite molho inglês e de soja (shoyu), bem como alimentos embutidos, pré-cozidos e defumados" recomenda a nutricionista Paula Carvalho, que sugere o uso de ervas para temperar. "Além de realçarem o sabor das receitas, a salsinha, a cebolinha, o alecrim e o tomilho, por exemplo, são aliados para prevenir doenças no estômago e ativar a digestão".
3. Mantenha o organismo hidratado
Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. "Água, chás e sucos contribuem para a diluição do sódio facilitando sua eliminação. Três litros por dia são suficientes", diz a médica inglesa Elisabeth Dancey, em The Cellulite Solution ("A Solução para a Celulite").
4. Movimente-se
Essencial na mudança da composição corporal, os exercícios físicos devem ser adequados às reais necessidades de cada um. "Para combater a celulite, é necessário que o percentual de gordura diminua com atividades aeróbicas (corrida, bicicleta, natação, hidroginástica) e a massa muscular aumente através do treino de força. Com isso, a musculatura cresce e estende a pele que está na superfície, garantindo a ela um aspecto mais firme e uniforme", ensina o personal trainer Daniel Mussi, que ainda alerta: nada de se acomodar. "A regularidade garante resultados satisfatórios bem como que os mesmos não se percam ao longo do tempo".
5. Aposte na drenagem linfática
A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células e conduzi-los aos vasos capilares para que sejam eliminados. "Trata-se de uma terapia que ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor - ou seja, filtra o excesso de líquido e de toxinas que ficaram retidos nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório", explica a fisioterapeuta Maria Luiza Abraão. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele.
6. Invista em cosméticos
Sozinhos, os cremes não fazem milagres, pois tem uma capacidade limitada de alterar a estrutura do tecido gorduroso. Quando associados a outros tratamentos, são coadjuvantes poderosos. A dermatologista Beatriz Gonçalves afirma que, em geral, as formulações apresentam agem na quebra das células de gordura e no auxílio da drenagem linfática e da circulação. "Também deixam a pele mais firme, hidratada e macia", contou. Portanto, olho no rótulo. Os especialistas ouvidos pela reportagem apontam alguns ativos eficazes: cafeína, retinol, ginkgo biloba, centella-asiática,xantoxilina, floridzina e pilosella.
7. Promova a automassagem
Usar cremes adequados é fundamental, não apenas pelo efeito cosmético, mas também pelo mecânico: aplicá-los com vigor gera uma melhor circulação que facilita a penetração do produto.
8. Inclua alimentos funcionais no cardápio
Priorize comidinhas que reparam, hidratam e revitalizam a pele. "Proteínas, frutas, legumes, verduras e carboidratos ricos em fibras compõem uma dieta antioxidante que ajuda a eliminar toxinas e, dessa forma, impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos" resume Andrea Godoy. O ideal é incluir diariamente pelo menos dois desses grupos de alimentos no prato.
9. Estimule a circulação
Durante o banho, alterne água quente e água fria durante alguns minutos. Com o auxílio de uma esponja grossa, faça movimentos circulares. Uma vez por semana, inclua nesse ritual um esfoliante, pois remove as células-mortas, facilitando a penetração dos ativos dos cosméticos.
10. Beba chá
"Aliadas a bons hábitos, as plantas medicinais ajudam o corpo a se livrar das toxinas. Combinar até três tipos na hora do preparo potencializa os benefícios", garante a médica nutróloga Camila Bueno,que explica as propriedades de algumas delas: a carqueja tem efeito diurético e diminui os níveis de açúcar no sangue; o chá-verde estimula a digestão e facilita a queima de gordura; o gengibre prolonga saciedade e acelera o metabolismo; a sete-sangrias é levemente laxativa; a cavalinha tem poder desintoxicante; a hamamélis tem ação anti-inflamatória; a castanha-da-índia melhora a permeabilidade dos vasos, diminuindo o inchaço. Para garantir os efeitos terapêuticos, coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar apague para, então, acrescentar a erva. Acrescente a erva (2 colheres de sopa para 1 litro de água) e abafe por 5 minutos.
Após a depilação, a pele precisa de um gel calmante para lhe hidratar e suavizar. Fique de olho em alguns ativos que evitam o ressecamento e acabam com as irritações causadas pela depilação:

• ALOE VERA: acalma a pele recém-depilada, fornecendo
nutrientes e cicatrizando possíveis irritações causadas pela
cera ou lâmina;

• PANTENOL: tem efeito regenerante sobre as microlesões
que podem ocorrer durante a depilação.

• VITAMINA E: ação antioxidante que neutraliza os radicais
livres e protege a pele contra o envelhecimento;

• FUCOGEL: é um polissacarídeo que aumenta a taxa de
hidratação, formando um fi lme que reforça a barreira da pele
contra a desidratação.




A água é utilizada em procedimentos voltados a saúde e bem-estar há milhares de anos, em diversas civilizações antigas. Atualmente a água é utilizada como forma de terapia em clínicas médicas, de fisioterapia e até mesmo em spas, cuja origem de palavra referente ao latim "Salut per Aqua", significando "saúde advinda da água". Algumas técnicas terapêuticas utilizam a água como meio e também principal responsável na prevenção e restabelecimento de saúde. O Watsu (união da palavra inglesa water - água e shiatsu - terapia oriental que utiliza a pressão dos dedos em meridianos para restabelecimento de saúde), é um exemplo.


"A maior prova de amor é a confiança." (Joyce Brothers)


Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo!





O tempo não espera por ninguém. Ontem é história. O amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente!

Bom Diaaa!

quarta-feira, 27 de junho de 2012



Disco Intervertebral: O disco intervertebral constitui-se de uma estrutura fibrocartilaginosa formada por anéis concêntricos em sua porção externa e um núcleo gelatinoso formado por substâncias hidrófilas (muco polissacarídeos) que garantem essa hidrofilia (retenção de água), mantendo a capacidade de hidratação e flexibilidade do disco. As vértebras desde C2 (segunda vértebra cervical) até S1 (primeira vértebra sacra) são interpostas por estruturas discais chamadas de discos intervertebrais. Ao todo são 23 discos. O anel fibroso concêntrico suporta as pressões submetidas à coluna vertebral, transmitidas pelos corpos vertebrais. Um núcleo gelatinoso, através do seu deslocamento, estimula o anel fibroso na retenção das pressões e orienta o todo corporal quanto à posição da coluna vertebral.




Sempre que pintamos as unhas tememos que apareçam as indesejadas 'bolinhas'. É decepcionante perceber essa imperfeição!
Elas podem surgir devido ao calor das mãos, até mesmo no inverno. Para evitar o problema, uma boa dica é, antes da esmaltação, mergulhar as pontas dos dedos em um recipiente com água gelada e gelo. Depois de esmaltar, o procedimento deve ser repetido. Para finalizar, aplique o Spray Secante Risqué.
 


As lesões por esforços repetitivos (LER) representam uma síndrome de dor nos membros superiores que podem causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar, causadas principalmente por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta freqüência e em postura forçada.
Assim como em LER, o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é caracterizado por esforços repetitivos, porém, nesse caso, são alterações que se manifestam principalmente no pescoço, braços, punhos e demais membros superiores em decorrencia do trabalho. "Então o grande desafio entre LER e DORT, está em comprovar se o trabalho foi o causador das doenças provocadas por repetição de esforço", comenta Elcio Tavares, ortopedista especialista em medicina do trabalho.
A prevenção da patologia começa em casa, ajustando os móveis de acordo com o tamanho do corpo e evitando movimentos repetitivos por um longo tempo.
Durante o dia de trabalho também é importante a cada uma hora parar por pelo menos cinco minutos para alongar os braços, pescoço e pernas. Algumas empresas, já investem no alongamento coletivo, que normalmente acontece duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde. Essa atitude melhora e muito o desempenho dos funcionários no trabalho e de quebra previne as lesões. O investimento vale a pena.