terça-feira, 31 de julho de 2012

DOENÇA DO SONO


A apneia do sono é uma doença que ataca durante a noite, e a pessoa muitas vezes nem sabe que tem, mas o corpo vai sofrendo aos poucos, e o sistema circulatório pode ficar comprometido. Apesar dessas características, a apneia não pode ser considerada uma doença silenciosa, já que o seu principal sintoma é o ronco – repetido e bem alto.
Apneia, literalmente, é a ausência de respiração. Se ocorre quando o indivíduo dorme, é chamada de apneia obstrutiva do sono, pois a passagem do ar é dificultada. A falta de oxigênio leva a pessoa a acordar várias vezes durante a noite, muitas vezes sem perceber.
Apneia x obesidade (Foto: Arte/G1)
Em determinados momentos, o paciente literalmente para de respirar. As asfixias duram pelo menos 10 segundos, mas podem ser bem mais longas. Quando o cérebro percebe a falta de oxigênio, o corpo libera adrenalina e a pessoa acorda para respirar. Nesse processo, a pressão arterial sobe e o coração dispara.
Esse é o grande risco oferecido pela doença. A pessoa fica com arritmia cardíaca, que é quando o coração se acelera muitas vezes, e então ele corre maior risco de falhar. Além disso, a constante falta de oxigenação faz aumentar a pressão sanguínea, e com isso crescem os riscos de infartos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
O ronco é o principal sinal da apneia, mas nem todo mundo que ronca tem a doença. Outros sinais são cansaço e sonolência durante o dia, falta de energia, baixa concentração, perda de memória, pressão alta, dores de cabeça matinais, irritação e até impotência sexual.
O principal fator de risco é a obesidade, mas é cada vez mais comum encontrar o problema em quem não é obeso. Mulheres depois da menopausa e crianças com amídala ou adenóide aumentada também podem sofrer apneia. Além disso, pessoas com alguma alteração de mandíbula, como queixo para trás, têm mais propensão a ter a doença.
Tratamento
Para detectar a apneia, existe um exame chamado polissonografia. Ele mede quantas vezes por hora a pessoa deixa de respirar durante o sono. Quando isso acontece mais de 30 vezes por hora, o caso é considerado grave.
Para melhorar a respiração durante o sono e evitar a apneia existe um aparelho chamado CPAP – é a sigla em inglês para pressão positiva contínua do ar. O paciente tem que dormir com uma máscara que puxa o ar de fora e o lança para dentro das vias respiratórias.
Com isso, a pressão do ar abre o caminho obstruído, leva oxigênio até os pulmões e evita o ronco porque a pessoa não precisa mais abrir a boca para respirar.
O aparelho é regulado com uma pressão diferente para cada paciente. Isso é importante, porque se a pressão for forte demais, pode provocar irritação nas vias respiratórias.
O exame de polissonografia é oferecido pelo SUS em alguns lugares, mas o tratamento com CPAP não.

EXERCÍCIO FÍSICO E BENEFÍCIOS NA TERCEIRA IDADE


Alimentação balanceada e atividades físicas são importantes em qualquer faixa etária. Para a turma da melhor idade os benefícios são inúmeros e podem proporcionar longevidade com qualidade de vida, além de promoverem mudanças corporais, melhora na autoestima, autoconfiança, afetividade e socialização.
   Exercícios ajudam a combater a obesidade, melhoram a capacidade aeróbica, reduzem a perda de massa óssea (osteoporose), além de evitarem e retardarem o aparecimento de diabetes.
    Idosos ativos e bem dispostos adquirem músculos e ossos fortes, diminuindo assim, riscos de quedas e fraturas de fêmur e de quadril. Uma avaliação médica antes do início de qualquer atividade é importante para indicação do exercício apropriado, como caminhada, bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.
Mexa-se!
• Utilize roupas e calçados adequados.
• Faça ingestão de líquido antes das atividades.
• Pratique atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
• Inicie lenta e gradualmente.
• Alimente-se até duas horas antes do exercício.
• Respeite seus limites.
• Informe qualquer sintoma. 


IMPORTÂNCIA DE UMA NOITE BEM DORMIDA


Dormir pouco ou mal pode fazer bem mais do que prejudicar o humor. Quatro novos estudos sobre o tema se somam às evidências científicas de que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas à deterioração mental e ao desenvolvimento de demência e Alzheimer.
Dormir pouco ou demais foi igualado a dois anos de envelhecimento do cérebro em um estudo. Outra pesquisa concluiu que pessoas com apneia obstrutiva do sono – respiração interrompida durante o sono – eram duas vezes mais propensas a desenvolver demência em comparação com pessoas sem o problema. Um terceiro estudo sugere ainda que a sonolência diurna excessiva pode predizer o declínio cognitivo em na terceira idade, e uma quarta pesquisa relacionou padrões de sono alterados ao desenvolvimento de placas amiloides – indicadores da doença de Alzheimer.
“Se as alterações do sono, como apneia obstrutiva e outros distúrbios são sinais de um declínio ainda por vir ou são a causa do declínio é algo que não sabemos, mas estes estudos mostram que esta é uma área que precisamos seguir pesquisando”, diz Heather Snyder, diretora associada sênior de relações médicas e científicas para a Associação de Alzheimer, em Chicago, que não está envolvida em nenhum dos estudos – eles foram apresentados na reunião anual da Associação de Alzheimer, no mês passado, em Vancouver (Canadá).
O maior dos estudos, que examinou dados de mais de 15.000 mulheres no Estudo de Saúde das Enfermeiras dos EUA, sugeriu que pessoas que dormiam cinco horas ou menos por dia, ou nove horas ou mais, tiveram uma menor média de funcionamento mental do que os participantes que dormiam sete horas por dia. Sono demais ou muito pouco foi cognitivamente equivalente ao envelhecimento do cérebro por dois anos, de acordo com a pesquisa, que acompanhou mulheres de meia-idade por mais de 14 anos.
A pesquisa também observou que as mulheres cuja duração do sono mudava duas horas ou mais por dia, da meia idade em diante, tiveram uma função cerebral pior do que as participantes sem mudanças na duração do sono – uma conclusão que se manteve, independente do quanto elas costumavam dormir no início do estudo.
“Nós começamos com a hipótese de que variações extremas na duração do sono podem ser piores para a função cognitiva porque interrompem o ciclo circadiano e os resultados obtidos se alinham a isso”, explica a autora do estudo, Elizabeth Devore, epidemiologista do Hospital Brigham and Women, em Boston.
“Acho que isso nos dá dados suficientes para pensar sobre sono e intervenções no ciclo circadiano como um caminho para abordar a função cognitiva.”
Ciclo circadiano é o termo usado para nominar as mudanças físicas, mentais e comportamentais que se sucedem em um ciclo de 24 horas – um dia.

Dentro do mesmo campo de estudo, cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco (EUA) mediram a qualidade do sono de mais de 1.300 mulheres com mais de 75 anos utilizando sensores e gravações de mudanças físicas registradas durante o sono. Eles descobriram que as participantes com distúrbios respiratórios do sono ou apneia obstrutiva do sono tinham mais que o dobro das chances de desenvolver transtorno cognitivo leve ou demência nos cinco anos seguintes do que aquelas sem essas condições. Aquelas que tinham mais tempo de vigília noturna também tinham uma maior probabilidade de pontuar pior em testes de fluência verbal e cognição global.
Na França, cerca de 5.000 franceses mentalmente saudáveis com mais de 65 anos foram avaliados quatro vezes ao longo de oito anos. Os pesquisadores analisaram diferentes aspectos da insônia e descobriram que a sonolência diurna excessiva – algo que foi relatado por 18% dos participantes – aumentou o risco de declínio mental. Por outro lado, não afetou a dificuldade deles em manter o sono.
Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis (EUA) retiraram amostras de sangue e fluido cérebroespinal de três grupos de voluntários – um com demência, outro de idosos saudáveis e um terceiro mais jovem – por 36 horas e descobriram que os padrões de sono diários estavam ligados aos níveis de proteínas amilóides no cérebro. Estas proteínas são reconhecidas como um indicador de doença de Alzheimer.
Enquanto Snyder e Devore concordam que mais pesquisas são necessárias, os estudos potencialmente abrem caminho para o surgimento de intervenções no sono que poderiam protelar a deterioração mental.
“Talvez possamos ajudar estas pessoas. Se você está tendo problemas com o sono, pode talvez procurar um médico e tentar tratar isso”, diz Heather Snyder, acrescentando que os resultados das pesquisas ainda devem ser considerados preliminares porque ainda não foram revisados por outros pesquisadores e publicados em periódicos científicos.
Além disso, se você sofre de insônia, não pense que está irremediavelmente condenado a desenvolver demência. Embora os estudos sugiram uma associação entre distúrbios do sono e declínio mental, eles não mostram uma relação de causa e efeito entre eles.

31 de Julho- DIA DO ORGASMO!

Nesta terça-feira (31 de julho) comemora-se o Dia Mundial do Orgasmo, mas infelizmente muitas mulheres não têm o que comemorar. Até 29,3% das brasileiras com mais de 18 anos sofrem com disfunção orgásmica e 34,6% com a falta de desejo sexual, revela o Estudo do Comportamento Sexual (Ecos), conduzido pelo Projeto Sexualidade (ProSex) da Universidade de São Paulo.
 
Segundo a médica ginecologista Maria Leticia Fagundes muitas mulheres sofrem caladas e sem saber exatamente o que acontece. Uma das disfunções mais comunsé a anorgasmia, que é a incapacidade em a mulher ou homem obter orgasmo na maioria das relações sexuais, ou mesmo nunca ter obtido um orgasmo.
 
“É importante nesses casos saber se a incapacidade ocorre somente na relação sexual ou até mesmo na masturbação feminina. Mulheres que tem orgasmo por meio da masturbação não podem ser consideradas como portadoras de anorgasmia“, esclarece a médica.
 
De acordo com Maria Leticia, uma causa relacionada pode ser a falta de desejo sexual, o desconhecimento da anatomia genital, expectativas irrealistas, má técnica e a clara falta de comunicação entre os parceiros.
 
A anorgasmia pode ser primária, em que a pessoa nunca teve um orgasmo, ou entãosecundária, em que a pessoa acaba perdendo a capacidade de ter orgasmos. A anorgasmia primária no homem é extremamente incomum e por isso não estudada. Já na mulher é bem mais freqüente.
 
O importante, segundo a médica, é falar sobre o assunto, tentar se conhecer melhor e descobrir o que dá prazer para cada um.
 
“O que se deve evitar é a ditadura do orgasmo, a necessidade imperiosa em ter orgasmo em todas as relações sexuais, pois isso acaba por depreciar a mulher e causar falta de desejo ou até mesmo a aversão sexual definitiva“, recomenda a médica.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

100 BENEFICIOS DA CAMINHADA

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, que tonifica o corpo e queima muitas calorias.

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão. 

2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos 

3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora 

4- Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora 

5- Melhora a circulação sanguínea 

6- Auxilia na prevenção de varizes

7- Auxilia no controle da pressão arterial 

8- Auxilia no controle do colesterol, diminuindo o HDL( bom colesterol) e aumentando o LDL ( mau colesterol) 

9- Aumenta a massa muscular 

10- Melhora a atividade do sistema imunológico 

11- Ajuda a prevenir a osteoporose, através da compressão imposta aos ossos pelo impacto da caminhada

12- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário 

13- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio 
14- Auxilia no combate a diversos tipos de câncer 

15- Alivia os sintomas da TPM 

16- A caminhada durante a gestação pode facilitar o parto, por manter a musculatura firme 

17- Acelera a recuperação pós-parto 

18- Acelera a recuperação de cirurgias 

19- Aumenta a força dos membros inferiores 

20- Melhora flexibilidade 

21- Acelera a atividade do sistema nervoso, auxiliando na condução de impulsos 

22- Auxilia no controle postural, pois exige sustentação do tronco

23- Diminui riscos de derrame cerebral

24- Auxilia no controle e prevenção da diabetes 

25- Ajuda a prevenir a obesidade 

26- Auxilia no combate ao tabagismo 

27- Melhora a auto estima 
  28- Combate a insônia 

29- Praticamente sem contra indicações 

30- Você fica mais disciplinado, pois caminhando para o trabalho, há horário a cumprir e com isso impõe um ritmo a seu organismo 

31- Tem baixo custo. Basta apenas um calçado confortável com amortecedor 

32- Aumenta o contato com o meio ambiente, ficando livre do ar condicionado do carro e do escritório 

33- Auxilia na absorção de vitamina D, se realizada durante o dia devido à irradiação solar 

34- Sem pegar o carro, você colabora com o trânsito 
35- Colabora com o controle da emissão de gases que provocam o aquecimento global 

36- Você fica livre dos congestionamentos e do stress que os engarrafamentos provocam aos motoristas 

37- Deixando o carro na garagem, você gasta menos dinheiro com combustível 

38- Você economiza com o altíssimo valor cobrado pelos estacionamentos 

39- Pode fazer suas comprar durante a caminhada de ida e volta ao trabalho, evitando a perda de tempo em se deslocar somente para isso 

40- Caminhar nas ruas permite observar melhor a arquitetura dos prédios e descobrir lugares nunca antes observados 

41- Caminhar nos parques permite observar a natureza 

42- Aumenta a percepção de umidade e temperatura

43- Caminhar em contato com a natureza pode reduzir ainda mais a ansiedade, pois a cor verde traz tranqüilidade 

44- Podemos observar as nuvens no céu, o que dificilmente pode ser feito dentro de um carro

45- Podemos ver o nascer do sol enquanto caminha em direção ao trabalho 

46- Podemos desenvolver a audição prestando atenção nos sons dos carros que se aproximam 

47- Em um parque, podemos ouvir o cantar dos pássaros 

48- Podemos ver o pôr do sol enquanto voltamos do trabalho 

49- Enquanto caminhamos, podemos conversar com os amigos 

50- Caminhando diariamente, você fica em forma e pode até economizar com a academia 

51- Você ganha uma maior resistência aeróbica 
52- Auxilia na tonificação da musculatura dos membros inferiores;

53- Aumenta o seu gasto calórico 

54- Fortalece os tendões 

55- O impacto da caminhada rápida ajuda na calcificação dos ossos, retardando ou evitando a osteoporose, problema que afeta principalmente mulheres 

56- Ajuda a controlar a ansiedade
 
 57- Combate a depressão 

58- Controla a pressão arterial 

59- Contribui para a diminuição dos valores da freqüência cardíaca de repouso (basal) 

60- Estimula a socialização 

61- Trabalha o equilíbrio do corpo 

62- Fortalece as articulações 

63- Reduz risco de arteriosclerose 

64- Reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral)

65- Reduz risco de infarto do miocárdio

66- Auxilia no controle do colesterol 

67- Auxilia no controle do diabetes 

68- Aumenta a eficiência do sistema imunológico

69- Age no controle do estresse

70- Reduz o risco de câncer no cólon 

71- Auxilia na prevenção do reumatismo

72- Ajuda na melhora da disposição para o dia-a-dia 

73- Combate sentimentos de inadequação 

74- Melhora a auto-estima

75- Ajuda no controle da obesidade 

76- Diminui o risco de lesão devido ao baixo impacto (comprando à corrida) 

77- Auxilia no ganho da massa óssea 

78- Diminui o risco de varizes 

79- Diminui o risco de lombalgia 

80- Contribui para o aumento da flexibilidade

81- Aumenta a resistência anaeróbica 

82- Ajuda a corrigir vícios posturais

83- Melhora a estabilidade articular 

84- Contribui para a melhora de problemas de circulação

85- Considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos do ponto de vista ortopédico e cardiovascular 

86- Ajuda a fortalecer braços e troncos (se houver boa utilização dos braços, no movimento da caminhada) 

87- Ajuda na oxigenação cerebral, auxiliando na circulação do sangue pelo corpo 

88- Traz a sensação de bem-estar 

89- Auxilia no aumento da força 

90- Reduz o risco de câncer de mama 

91- Ajuda a combater a insônia

92- Aumenta a produção endorfina 

93- Auxilia no combate à asma 

94- Auxilia no trabalho digestivo 

95- Melhora o metabolismo energético 

96- Combate os radicais livres 

97- Melhora a qualidade do sono 

98- Retarda o envelhecimento 

99- Contribui para a diminuição do risco do diabetes tipo 2

100- Diminui os triglicérides.

PILATES SOLO

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo

Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.

No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

COMO SENTAR-SE EM FRENTE AO COMPUTADOR?

COMO ENERGIZAR SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

É no trabalho que as pessoas passam a maior parte do dia, então o ideal é que o clima seja tranqüilo e com boas energias, o que nem sempre é possível devido à correria e o estresse das cobranças profissionais. Saiba como energizar o ambiente de trabalho, fazendo com que boas ideias fluam e o serviço renda.

Nem todas as empresas e pessoas são adeptas ou acreditam em energização. Portanto, a dica é que os interessados façam apenas na própria mesa de trabalho para não incomodar ninguém, nem faltar com o respeito com os demais integrantes da equipe, que podem não gostar da ideia.

Segundo os especialistas, todos são feitos de energia - vital, mental, espiritual -, e isso independe das crenças. Então, cuidar das energias que fazem parte de nós e do mundo é tarefa individual. É importante para estarmos em sintonia com o ritmo universal ou cósmico. A energização é, na verdade, uma imantação, uma limpeza útil para as pessoas ficarem mais leves.

O primeiro passo é acreditar na energização, sem a ilusão de que fará mágica ou milagre, na verdade tudo depende da intenção de cada um. É preciso manter coração e mentes abertos, acreditando que os rituais serão benéficos. Seja positivo diante da vida e do que está determinado a alcançar. Viver bem depende muito de suas atitudes.

O processo energização do ambiente de trabalho começa antes que a pessoa saia de casa. Uma boa dica é preparar um banho com folhas de alecrim ou manjericão e despejar no corpo após o banho normal. Repita por pelo menos sete dias seguidos.
Como a pessoa é quem detém as energias vitais, todo processo se centraliza no profissional, que pode fazer o seguinte para levantar o astral. No dia em que acordar desanimado, inclua frutas secas no seu desjejum.

Energize seu ambiente de trabalho

Ao sair para o trabalho, leve com você algumas das frutinhas. Elas ajudam a ativar a serotonina, substância responsável pela alegria e alto astral, uma boa pedida é comer damasco e pistache. Você pode comer as frutas todos os dias que acordar sem força, desanimada ou mesmo se quiser manter as energias sempre equilibradas.

Energize seu ambiente de trabalho


Na mesa de trabalho, uma boa opção é colocar um pequeno vaso com cacto, que é uma planta pertencente à terras áridas e, portanto, consome a aridez e energias negativas das pessoas e locais, deixando tudo mais leve. Quando a planta secar e murchar, troque-a.

Energize seu ambiente de trabalho


Colocar um cristal de quartzo bruto no canto esquerdo da mesa também traz excelentes energias. Se puder, invista também na seguinte mistura: em um saquinho coloque as ervas secas como arruda, manjericão, alecrim e hortelã. Deixe-o dentro de sua gaveta. O saquinho com as ervas deve ser renovado a cada três meses.
Assim que levar os objetos para sua mesa, pare e mentalize ali uma luz cintilante violeta cobrindo todo seu corpo a partir da cabeça até os pés e, em seguida, o ambiente a volta, incluindo sua mesa de trabalho. Se acreditar em anjos, recorra à proteção de São Miguel Arcanjo. Peça que afaste todas as negatividades das pessoas e do local.
Organização

Energize seu ambiente de trabalho


Faça uma limpeza em sua mesa e armários, principalmente se você for muito desorganizado. Deixe o ambiente sem papeis velhos ou lixos em volta. Tudo precisa estar arejado. Repita a limpeza a cada três meses, se possível. Se você mantiver sua mesa sem bagunças e coisas desnecessárias, pouco a pouco vai perceber quão harmonioso está o ambiente e si próprio.

Energize seu ambiente de trabalho


Para completar, mantenha um pequeno vidro com aromatizador de ambientes de alfazema ou lavanda.
A energização completa deve ser feita toda vez que sentir o ambiente pesado e desejar mais harmonia no trabalho. O processo de limpeza e proteção funciona mesmo diante de um dia a dia de tarefas mais desgastantes, colegas de trabalho que sejam invejosos, negativos e mau humorados.

Digitar no celular também pode provocar complicações, então, o recomendado é utilizar as duas mãos e não exagerar nos movimentos

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

Digitar no celular também pode provocar complicações, então, o recomendado é utilizar as duas mãos e não exagerar nos movimentos

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

Digitar no celular também pode provocar complicações, então, o recomendado é utilizar as duas mãos e não exagerar nos movimentos

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

Segurar a mochila em apenas um ombro pode causar problemas na postura; correto é usar as duas alças

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

Distribuir o peso nos braços na hora de carregar sacolas é o jeito correto!

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

MANEIRA CORRETA DE TORCER UM PANO PARA EVITAR TENDINITES E BURSITES

Imagem certo x errado Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)

COMO PREVENIR AS BURSITES E TENDINITES?

Pequenos hábitos do dia a dia como torcer um pano, levantar objetos, digitar ou até mesmo usar o celular podem causar bursite e tendinite.
Para evitar esses problemas, é importante movimentar-se da maneira correta e saudável, como mostrou a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luso, no Bem Estar desta sexta-feira (13).
É preciso cuidado também ao realizar movimentos repetitivos. Eles exigem pausas prolongadas, ou seja, é importante parar a cada hora e realizá-los da maneira correta. Para prevenir, é importante também beber muito líquido, o que ajuda a preservar as articulações. Aquecer os músculos e fortalecê-los com exercícios físicos também ajuda na prevenção.
Como mostrou o ortopedista Luiz Batata, a bursite é uma inflamação nas bursas, “bolsinhas” que protegem não só as extremidades ósseas dos ombros, mas também de outras partes do corpo como os cotovelos, joelhos e quadris.
Ao sobrecarregar o ombro com peso, pode inflamar a articulação, o que pode causar tanto bursite como a tendinite, que é uma inflamação nos tendões, que são as estruturas que ligam os músculos aos ossos.
As dores das duas inflamações são parecidas e uma pode causar a outra. Mas é importante saber que ambas podem ser evitas, têm tratamento e têm cura.
Traumas, como dormir em um colchão duro, também podem causar problemas. Outros fatores como carregar bolsas e sacolas da maneira errada também oferecem riscos.
Se for impossível evitar carregar muito peso, o ideal é optar por sacolas com as alças mais largas, para distribuírem bem o peso e diminuir a força nas estruturas ósseas. É recomendável também não carregar tudo nas mãos e distribuir o peso pelos braços.
Sacola velha Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)
 
Caso a sacola já esteja mais velha e a alça esteja afinando, a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luso orienta a passar com o ferro a alça para deixá-la larga e não causar problemas.
No caso das mochilas, o correto é usar as duas alças, de preferência alcochoadas, e não apoiá-la em um só ombro para não provocar problemas de postura.
Outro problema apontado pela terapeuta é o uso do celular. O ideal é usar as duas mãos para digitar e não exagerar na repetição dos movimentos. Para falar ao celular, o certo é sempre segurar com uma mão e revezar os braços para evitar a fadiga. Não é ideal segurar o telefone com o ombro porque isso pode causar dores.

COMO MELHORAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA?

Todo mundo conhece alguém que vive derrubando tudo que aparece pela frente. É a falta de coordenação motora, um problema comum, que normalmente vem desde cedo, mas que pode ser amenizado com alguns exercícios específicos.

info coordenação motora (Foto: arte / G1)
Os movimentos do corpo dependem tanto do cérebro, que dá o comando, quanto dos músculos, responsáveis pela execução. Por isso, uma boa coordenação motora passa primeiramente por músculos bem estruturados.

A participação do cérebro vem na compreensão das informações. Uma pessoa só consegue executar bem o movimento se entender bem o que deve fazer.
A ação de uma pessoa pode ser coordenada, descoordenada – quando ela tem dificuldade para controlar seus movimentos corretamente – ou incoordenada – quando a pessoa pensa em fazer um movimento, mas faz outro.

A descoordenação pode ser por uma questão de pouca habilidade corporal, ou então por alguma lesão que prejudica os movimentos. Já a incoordenação geralmente está associada a alguma doença.

Tropeçar, esbarrar nos móveis e deixar objetos caírem no chão são aceitáveis para pessoas levemente descoordenadas. Porém, quando são muito recorrentes, podem sinalizar algum problema mais grave – como a dismetria, um distúrbio que faz com que a pessoa não tenha muita noção de distância.

Umas pessoas têm mais facilidade que outras, mas a coordenação motora está ao alcance de todos nós. Se os pais identificarem a dificuldade na criança, devem procurar um psicopedagogo para fazer os exercícios desde cedo.
Marchar é um exercício perfeito de coordenação motora, pois os braços fazem o movimento contrário ao das pernas. Outras boas opções são andar em linha reta ou em ziguezague.

DE OLHO NA BALANÇA!!!

A obesidade é um problema crescente no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso; entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres.

Na década de 1970, os números eram bem mais baixos. Apenas 18,5% dos homens e 28,7% das mulheres estavam acima do peso, na mesma faixa etária, e também segundo o IBGE. Por outro lado, 10% da população tinha déficit de peso em 1975, contra 2,7% em 2009.

Está claro que o desafio do país mudou. Se 40 anos atrás a preocupação era com a desnutrição, hoje é a obesidade que mais ameaça a saúde dos brasileiros. Isso é reflexo de uma mudança cultural. O consumo de alimentos mudou bastante. A tabela ao lado mostra quanto de alimento cada pessoa compra por ano para sua casa.

Pesquisas mostram também que a obesidade está crescendo mais entre nas camadas mais pobres da população. Nos anos 1970, as pessoas com excesso de peso e obesos eram mais comuns entre os mais favorecidos. Hoje, a situação já é totalmente inversa.

É uma característica típica dos países mais desenvolvidos, e uma das causas é o aumento do poder de consumo da classe C. Outra mudança importante foi o êxodo rural. O Brasil tinha mais pessoas trabalhando na roça, queimando calorias, e hoje tem mais gente nas cidades, com empregos que exigem menos esforço físico.

Outra consequência das mudanças na sociedade é o avanço da obesidade entre os mais novos – um terço das crianças com entre cinco e nove anos está acima do peso, ainda segundo o IBGE. Não há mais espaço para se brincar na rua porque as cidades cresceram muito. Os espaços para atividade física estão nos condomínios de luxo e não nos bairros mais pobres. O resultado são crianças mais sedentárias.
A tudo isso se somam os hábitos alimentares, que também mudaram. Alimentos, mais gordurosos, como sanduíches e pizzas, entre outros, ganharam espaço na mesa do brasileiro, e também acarretam ganho de peso.

Dicas
É possível adquirir hábitos alimentares mais saudáveis mesmo com a rotina da sociedade moderna,
A primeira dica apresentada pelos especialistas é sempre preparar a mesa. Enquanto você coloca toalha de mesa, talheres, pratos, copos e arranjos, passa o tempo e a fome diminui.
Comer um pouco antes da refeição também ajuda. Uma pesquisa americana confirma que uma maçã 15 minutos antes da refeição reduz a quantidade de calorias ingeridas. A maçã é especialmente recomendada porque é muito rica em pectina, uma fibra que dificulta a absorção de gordura e açúcares – outras frutas, como o mamão e o abacaxi, têm a substância em menor quantidade.
Alimentos ricos em água aumentam a sensação de saciedade, o que é uma boa dica para comer menos. Ensopados e cozidos fazem diminuir o exagero nas refeições. Na sobremesa, melão e melancias são boas pedidas, assim como a gelatina. Fibras também têm o mesmo efeito, e por isso os alimentos integrais são considerados melhores.
Outra dica que os médicos sempre dão é comer de três em três horas. Isso reduz a produção da grelina – o hormônio da fome – e faz com que você coma menos na hora das principais refeições.
Um cochilo antes da refeição também pode ser a solução para comer menos. O cansaço também provoca uma falsa sensação de fome, como se o corpo precisasse de uma fonte de energia. Então, a pessoa acaba procurando alimentos com absorção mais rápida, como carboidratos e açúcares.
Em uma enquete feita pelo site do Bem Estar, 36% dos leitores disseram que já procuram seguir a dica de comer de três em três horas, mas que 33% só fazem três refeições ao dia.
\

As doações de sangue e plaquetas, são tão importantes quanto a doação de Medula. Durante o tratamento, muitas vezes os pacientes passam por intecorrências e precisam recorrer às transfusões, o que acontece, é que às vezes o banco de sangue está escasso de doações. É uma corrida contra o tempo, pois na maioria das vezes o paciente precisa com urgência, e além de ter que pedir sangue pra amigos e conhecidos, tem que ser em grande quantidade, para que possa abastecer pelo menos um pouco, o banco do hospital. Nesta época de inverno, as doações caem consideravelmente, mas o doente não espera, doações não tem época, não tem dia, podem ser feitas de inverno à verão, e são sempre bem vindas.
SEJA UM DOADOR!

A prevenção é a melhor forma de evitar o câncer ... faça seus exames (auto-exame da mama, mamografia e papanicolau). Quanto mais cedo se descobre, maiores as chances de cura!!!

Joelho do Corredor – Síndrome do Trato Iliotibial



Cada vez mais a corrida e a bike se popularizam no Brasil. E, assim, cada vez maior é o número de praticantes dessas modalidades. E uma lesão que era rara nas clínicas de ortopedia e fisioterapia começa a aparecer cada vez mais: a Síndrome do Trato Iliotibial, também conhecida como Joelho do Corredor.

Caracteriza-se como uma dor do lado de fora (região lateral) do joelho, e que incomoda muito quem a tem, impossibilitando, inclusive, a continuação da prática da atividade esportiva. 

O Trato Iliotibial é um feixe de fibras, parecido com um tendão, que se origina no quadril, no músculo tensor da fascia lata, e termina numa região logo abaixo do joelho, na região lateral do mesmo. O que ocorre é que na altura do joelho, o trato entra em atrito com uma proeminência óssea do joelho quando a articulação está em torno dos 30 graus de flexão. E essa angulação é muito usada tanto na corrida quanto na bike.

Quando corremos longas distâncias ou pedalamos por longos períodos, a grande repetição de movimentos do joelho nessa angulação leva a um grande atrito, o que pode causar uma inflamação do trato ou de uma bolsa de gordura que se encontra entre o joelho e o trato, causando inflamação e muita dor.

O atleta refere dor do lado de fora do joelho (região lateral), que pode muitas vezes ser confundida com lesão de menisco lateral ou ligamento colateral lateral, dificultando seu tratamento.

Tratamento, aliás, que deve ser composto por repouso de alguns dias, gelo, antinflamatórios e fisioterapia, a fim de se retornar o mais rápido possível às atividades.

Existe também formas de se prevenir essa lesão, através de fortalecimento de quadril, alongamento do trato iliotibial, e ajuste do material utilizado na prática esportiva, como tênis e altura do banco adequados.

Ótimo Jogo a todos!!

Essa princesinha da foto e a Vivian Paixão, que está na luta contra o Câncer, a pequena guerreira está passando por complicações após o transplante de medula óssea, seus amigos e familiares pediram uma corrente de orações para ela. Deus não disse que onde tivessem dois ou trÊs reunidos Ele estaria ??? Imagina nossos mais de 2300 amigos dessa fan page unidos ?. Inclua a Vivian nas suas orações dessa semana e se você não costuma fazer isso ... este um bom motivo para começar. #FORÇAVIVIAN



Esta é Molly. Ela é uma égua salpicada de cinza que
foi abandonada pelos seus donos quando o furacão
Katrina atingiu o sul da Louisiana. Ela passou semanas
perambulando solta antes de finalmente ter sido resgatada e levada
a uma fazenda onde animais abandonados estavam aglomerados..
Enquanto esteve lá, ela foi atacada por um cão pitbull terrier
e quase morreu. Sua pata direita dianteira mordida se
infecionou, e seu veterinário buscou ajuda na LSU, mas a
LSU estava sobrecarregada, e esta égua estava abandonada.
Você sabe como estas coisas são.

Mas após o cirurgião Rustin Moore encontrar Molly,
ele mudou de idéia. Ele observou como a égua era cuidadosa
ao se deitar em lados diferentes para não desenvolver
feridas, e como ela deixava que as pessoas cuidassem
dela. Ela protegia sua pata machucada, mudando
constantemente seu peso para não sobrecarregar
a pata boa. Ela era um animal inteligente com uma
grande ética de sobrevivência.

Moore concordou em amputar sua pata abaixo do joelho,
e construiram um membro artificial temporário. Molly
saiu caminhando da clínica e sua história
realmente começa aqui.

"Este era o cavalo certo com um dono certo" -
Moore insiste. Molly foi uma paciente especial.
Ela era muito resistente, mas ao mesmo tempo doce,
e tentava colaborar mesmo sentindo dor.
Ela compreendia que estava em dificuldades. Além do
mais, conseguiu uma nova dona que realmente se dedicou
a providenciar os cuidados diários necessários
por toda a vida do animal.

A história de Molly tornou-se uma parábola de vida na
Louisiana pós-Katrina....
Esta pequena égua ganhou peso e
sua crina ganhou mãos que a penteasse.
Um desenhista de prótese humana construiu sua perna.

O protético deu à Molly uma nova vida,
diz Dra. Allison Barca, veterinária de Molly.

E ela pede ajuda. Ela estende sua pata amputada,
e vem até você pedindo que coloque a prótese
no lugar. Algumas vezes ela quer que a prótese seja retirada.
E algumas vezes, Molly se afasta da Dra. Barca
- Pode ser bem complicado quando você não consegue
pegar um cavalo de três patas - ela diz rindo.

O mais importante de tudo - Molly tem um novo trabalho.
Kay a proprietária da fazenda de resgate
começou a levar Molly a abrigos, hospitais, asilos e centros de
reabilitação em qualquer lugar onde ela via que as pessoas
precisavam de esperança. Aonde Molly ia, ela mostrava às
pessoas sua pata. Ela inspirava as pessoas e
se divertia fazendo isso.
- É óbvio que Molly tem um grande papel a desempenhar
na vida - Moore disse. Ela sobreviveu ao furacão,
já sobreviveu a um grave ferimento e agora está
passando esperança para outras pessoas.
Dra. Barca concluiu: "Ela ainda não voltou ao normal,
mas está melhorando cada vez mais... Para mim, ela
é símbolo de força e coragem."

Esta é a prótese mais recente de Molly. A foto
abaixo mostra a face que toca o solo,
onde uma carinha sorridente foi gravada... Aonde
Molly for, ela deixa uma pegada de casco sorridente
no chão.



Esta é uma mensagem a todos que amam os animais.
As criaturas de Deus frequentemente refletem
o temperamento que gostaríamos de ter.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Acredite, aposte em você mesmo e faça valer a pena. Ótima noite!





'Mãos concretas de FISIOTERAPEUTA. Mãos que flexionam, alongam, movimentam pernas que dão passos apenas na imaginação. Mãos que fazem soprar o pulmão que já não quer respirar. Mãos que põe em pé crianças que só fazem deitar. Mãos de criação, revivem e retornam caminhos de um corpo quase desfeito. Mãos que revestem a atrofia como poesia. O toque; O envolvimento; A harmonia; A compreensão ao acalmar o pulsar de um coração. Ansioso pelo toque dessas MÃOS...” Cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, e ser feliz..."
(via Karina Guse)

MASSAGEM FACIAL


Qual é a função da massagem facial?

São exercícios que trabalham a musculatura do rosto e ainda suavizam as marcas de expressão.
A técnica é eficiente para dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação do rosto. Pode ser usada para potencializar um tratamento de pele ou, simplesmente, para aliviar a expressão pesada e cansada.
O rosto possui um padrão de harmonia e equilíbrio, onde todos os músculos se encaixam com precisão. Ao fazermos cirurgia estética, comprometemos esta harmonia; os músculos e a pele sentem a transformação. Com a massagem, ativamos a circulação e a pele vai se beneficiando a cada movimento. A massagem nos pontos da cabeça irá refletir-se também na revitalização do cabelo e prevenção da queda.

Benefícios da Massagem facial

  • Remove as células mortas.
  • Melhora a circulação.
  • Mantém a pele com um tom natural saudável e com elasticidade combatendo assim as rugas e flacidez do rosto.
  • Relaxa e tira essa expressão cansada e ainda por cima rejuvenesce a pele.
  • Ameniza as olheiras e bolsas sob os olhos.
Massagem facial

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia é uma técnica oriental de tratamento que se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa (MTC). Segundo esses conceitos, o pavilhão auricular possui um microssistema, no qual apresenta todo o corpo humano em pontos específicos da orelha. A rica inervação desta região conecta-o ao Sistema Nervoso Central e faz com que estímulos na orelha resultem em reações nos órgãos e sistemas do corpo. Além disso, seis canais de energia passam pelo pavilhão auricular, portanto, o estímulo desses canais é refletido nos órgãos e sistemas a que se relaciona

A auriculoterapia pode auxiliar o tratamento de  inúmeros problemas de caráter emocional ( insônia, depressão, ansiedade) e também físicos como dores em geral, problemas no sistema digestório, respiratório , muscular , cardiovascular.


A estimulação das áreas reflexas pode ser feita através da: 
- Inserção de agulhas filiformes pequenas, durante 10 a 30 minutos dependendo do tratamento. 
- Inserção de agulhas intradérmicas que podem permanecer na orelha por 5 dias. 
- Sementes de algumas plantas sendo as mais usadas sementes de mostarda, vão estimular o ponto através de pressão/massagem. Podem permanecer no pavilhão auricular até 7 dias. 
- Esferas magnéticas com funcionamento semelhante ao das sementes. 
  
Os benefícios da auriculoterapia: 
- Melhora estados depressivos; ansiedade e stress; 
- melhora a insônia;
- Aumenta a energia vital e reduz o cansaço físico e /ou psicológico; 
- Alivio da dor 
- Ajuda nos tratamentos de emagrecimento, 
- Ajuda a eliminar o vício do tabaco; 
- Harmoniza a energia do organismo e restabelece o circuito energético nos meridianos = Saúde;