segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Uniandrade conta com centro inovador de pesquisa e tratamento fisioterapêutico


Uma revolução no tratamento fisioterapêutico acontece no Centro Universitário Campos de Andrade, a Uniandrade, com o uso de equipamentos com tecnologia de ponta. A novidade é o uso de uma roupa especial, que cumpre a função de um esqueleto externo possibilitando uma série de intervenções específicas realizadas pelos profissionais, que garantem resultados de desenvolvimento surpreendentes. O método desse tratamento recebeu o nome de Pediasuit.
Hoje 11 crianças com idade entre 02 e 12 anos são atendidas por uma equipe de 06 fisioterapeutas, que usam o método no Centro de Pesquisa Vitória, instalado no campus da universidade.
O tratamento por meio do Pediasuit pode posicionar Curitiba e a Uniandrade como um polo de vanguarda de pesquisa e tratamento na reabilitação, no cenário nacional.

 / Arthur é um dos pacientes do centro.Arthur é um dos pacientes do centro.


A história do tratamento
O método Pediasuit é o resultado de uma série de modificações e aprimoramentos desde o primeiro tratamento. A palavra suit (roupa, em inglês) funciona como um sufixo e está presente nos nomes dos outros métodos.
Em 1971, o Pinguin Suit foi desenvolvido pelo programa espacial russo para neutralizar os efeitos nocivos da falta de gravidade e hipocinesia e todas suas consequências sobre o corpo dos astronautas. Mais tarde, a tecnologia da “suit terapia” passou a ser compartilhada por profissionais de reabilitação.
Em 2006, o Pediasuit foi criado, juntamente com dois fisioterapeutas brasileiros e um fisiologista americano nos EUA. Eles perceberam que o traje precisava de melhorias e adaptações além de integração sensorial. A idéia era fazer uma roupa tão fácil de usar que pudesse ser ensinada aos terapeutas do mundo todo.

O Centro de Pesquisas Vitória
Pouco depois da chegada do Pediasuit ao Brasil, Mari Elen Andrade, mãe de uma criança com paralisia cerebral conheceu o método e submeteu a filha ao tratamento de terapia intensiva. Ao acompanhar os avanços proporcionados pelo tratamento, Mari Elen iniciou uma jornada para trazer o tratamento à Curitiba e contou com o apoio das fisioterapeutas Ana Cláudia Szczypior Costin eClaudiana Chiarello

 / Claudiana Chiarello usa a cama elástica combinada aos equipamentos do Pediasuit.  Fernando se diverteClaudiana Chiarello usa a cama elástica combinada aos equipamentos do Pediasuit. Fernando se diverte
. Ana Cláudia e Claudiana foram a três centros de tratamento no Brasil, localizados em São Paulo capital, Campinas, no interior de São Paulo, e Salvador, na Bahia, além de realizarem o curso para certificação pelo Método Pediasuit em Fortlauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.
Em julho de 2011 o Centro de Pesquisas Vitória foi criado, na Uniandrade, tendo como primeira paciente a pequena Vitória, de 03 anos, filha de Mari Elen e que deu nome ao centro.

 / A menina Vitória, que deu nome ao centro de pesquisas da UniandradeA menina Vitória, que deu nome ao centro de pesquisas da Uniandrade
Tratamento intensivo com acompanhamento de ponta
Os moldes do tratamento realizado em Curitiba são resultado do estudo e aprimoramento do que foi observado em outros polos, antes da abertura do centro curitibano. Sob a orientação de pesquisa do Doutor em Engenharia Biomédica, Eduardo Borba Neves, a equipe realiza o tratamento combinando as diferentes metodologias, fazendo um trabalho inovador e diferenciado, adequado ao quadro de cada paciente.
O paciente atendido entra em uma rotina de treinamentos digna de atletas. O tratamento inicial é feito em um módulo intensivo, com duração de cinco semanas, variando de 70 a 80 horas. A manutenção entre os módulos intensivos, é realizado no centro, 3 vezes por semana.
Os resultados são então analisados e os profissionais detectam quais são as necessidades de continuidade do tratamento em cada caso.
O acompanhamento da evolução do paciente conta com o suporte de um aparelho chamadoBiofeed, uma criação notável de um paranaense, também deficiente: o cientista da computação e mestre em engenharia biomédica, Leonardo Silva, de 39 anos. O aparelho tem como princípio fazer a leitura do movimento de uma pessoa através da colocação de sensores posicionados em lugares específicos do corpo.

 / Rafaela, acompanhada pela fisioterapeuta Ana Cláudia Costin, tem os seus movimentos medidos e monitorados pelo BiofeedRafaela, acompanhada pela fisioterapeuta Ana Cláudia Costin, tem os seus movimentos medidos e monitorados pelo Biofeed
O Biofeed é então um sistema de apoio ao terapeuta, usado para a avaliação de pacientes, ou atletas. Ele lê a amplitude do movimento das pessoas, mostra a informação no computador e possibilita a análise da evolução do tratamento, não só em uma ótica qualitativa, mas também quantitativa.
Tratamentos e quadros
A terapia com o macacão terapêutico ortopédico combinada com a fisioterapia intensiva tem sido benéfica para crianças com diagnósticos, incluindo:
- Paralisia Cerebral
- Atraso no desenvolvimento motor
- Traumatismo Crânio-Encefálico
- AVC
- Deficiências neurológicas
- Deficiências ortopédicas
- Doenças genéticas
- Incapacidades pós-cirúrgicas
- Lesões da medula espinhal
- Transtornos vestibulares
- Síndrome de Down
A sensação de quem vestiu a camisa
Depois de conhecer a história do Centro, do método e conversar muito com Ana Cláudia, Claudiana e Mari Elen, fui convidado a experimentar o macacão. Fui à sala de tratamento e me deparei com um ambiente bem colorido, com uma série de adereços lúdicos e vi de perto as instalações usadas no Pediasuit. Foi a chance que tive também de conhecer a própria Vitória.
A roupa é divida em duas partes, uma para o tronco e outra para os membros inferiores. O macacão sozinho é relativamente simples, composto por um colete e uma espécie shorts. A inovação vem com a combinação de infinitos ganchos, com uma série de elásticos especiais que permitem as fisioterapeutas a fazerem ajustes diretos na postura, ou no posicionamento muscular do paciente. A roupa te aperta, te puxa e te coloca no prumo em menos de cinco minutos.
Além do macacão, o Centro de Pesquisas Vitória conta com instalações que permitem trabalhos de fortalecimento e alongamento muscular, correção de postura e marcha, com o uso de cabos, pesos e grades que cercam o paciente em um ambiente monitorado e controlado pelas fisioterapeutas.

 / O autor no blog experimentou o método e foi parar na esteiraO autor no blog experimentou o método e foi parar na esteira
Eu fiquei na mão das doutoras por 40 minutos e sai de lá moído. As crianças treinam por três horas (com intervalo), todos os dias, e quem já fez fisioterapia sabe que esse pessoal não dá moleza não. Garanto que elas dão baile em muitos atletas. É uma experiência e tanto. 

Serviço:
Para saber mais sobre o Pediasuit, entre em contato com o Centro de Pesquisa Vitória:
Centro de Pesquisa Vitória
Rua Marumby, 283 – Campo Comprido, no campus do Centro Universitário Campos de Andrade.
Telefone –  41 3219-4101

Email -
 vitoria@uniandrade.edu.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DERRAME - NOVO SINTOMA (é bom saber)..



.

Derrame:memorize as três primeiras letras...S.T.R.

Só leva um instante ler isto...

Disse um neurologista que se levarem
uma vítima de derrame dentro das
primeiras três horas, ele pode reverter
os efeitos do derrame -totalmente.
Ele disse que o segredo é reconhecer o
derrame, diagnosticá-lo e receber o
tratamento médico correspondente,
dentro das três horas seguintes, o
que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME

Muitas vezes, os sintomas de um derrame
são difíceis de identificar. Infelizmente,
nossa falta de atenção,torna-se desastrosa.
A vítima do derrame pode sofrer severa
consequência cerebral quando as pessoas
que o presenciaram falham em reconhecer
os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma
testemunha qualquer pode reconhecer
um derrame fazendo à vítima estas três
simples preguntas:

S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) Peça-lhe que FALEou
APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com
coerência)
(ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em
realizar QUALQUER destas tarefas, chame
a emergência imediatamente e
descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido
à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame -
Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora..
Se a língua estiver torcida e sair por um
lado ou por outro, é também sinal de
derrame.

Um cardiologista disse que qualquer
pessoa que reenvie esta mensagem a pelo menos
10 pessoas; pode apostar que salvará
pelo menos uma vida ...
Não o considere uma corrente, mas sim,
algo que todos devemos saber. 

                 Hora de dar adeus àquela sonhada porção de batatas-fritas!


Tenha o bumbum dos sonhos: veja alimentos que devem entrar ou sair da dieta 
Dez entre dez mulheres sonham ter um bumbum firme para desfilar com orgulho durante o verão. Mas para que se alcance tal objetivo é preciso, primeiro, fugir das dietas malucas que costumam aparecer por aí. O DaquiDali conversou com a nutricionista Daísa Pinhal, que conta que alimentos você deve evitar ou incluir no cardápio para ter o bumbum dos sonhos. Quer saber quais são eles? Conheça a relação abaixo:

Diga sim para...
Água: ajuda no processo de retenção de líquidos, no bom funcionamento do intestino, não tem calorias e auxilia na eliminação de impurezas do organismo. Recomendação de consumo: oito copos (200 ml) diariamente. “A não retenção de líquidos faz com que tenhamos uma pele sempre saudável e bonita”, diz a nutricionista.
Carnes e queijos brancos: com exceção da soja, todas as fontes de proteínas de qualidade são de origem animal, como: carne vermelha, peixe, frango, queijo e leite. “A carne auxilia no fortalecimento da musculatura, principalmente para quem pratica atividade física. A proteína ajuda a reconstruir a fibra muscular”, diz Daísa. “Entre os queijos, prefira os brancos. Eles são menos calóricos que os amarelinhos, como o prato e a mussarela”, acrescenta a especialista.

Gelatina: pouco calórica e rica em aminoácidos, a gelatina é capaz de combater boa parte da flacidez do bumbum. Pode ser encontrada em suas versões: a alimentar (usada principalmente para sobremesas e comprada em supermercados) e suplementar (vendida em lojas de suplementos alimentares e achada em cápsulas ou em pó). “Ela enrijece a pele, deixando-a com um aspecto bonito ajudando também na prevenção da celulite”, diz a nutricionista.


Frutas, legumes e verduras: “Todos esses alimentos contém diversos tipos de vitaminas e minerais, além de substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células”. Na lista, prefira o abacaxi, fonte de vitamina C, pouco calórico e rico em água. Destaque também para a alface, com 90% de água, que ainda é rica em magnésio (mineral responsável pelo equilíbrio do metabolismo). “Cito alimentos ricos em água justamente para aquelas pessoas que não têm o hábito do consumo devido da bebida. Neste caso, elas podem suprir essa falta consumindo alguns desses alimentos”.
Diga não para...
Gorduras trans: Sim, aquelas gorduras modificadas em laboratório, que acabam ficando acumuladas na barriga e em outras regiões do corpo. “Sem contar no ganho de peso que elas proporcionam e na retenção de líquidos. Esses alimentos atrapalham bom desenvolvimento muscular, deixando a pele feia e sem brilho”. Portanto, evite o consumo de: pães, massas, salgadinhos, frituras, margarina.


Doces e refrigerantes: Possuem altos níveis de açúcar em sua composição. Contribuem para o aparecimento da celulite. Estudos mostram que o consumo excessivo da bebida pode levar a sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda da quantidade de potássio no sangue.
Alimentos embutidos: possuem conservantes, aditivos químicos, são ricos em sal e favorecem o inchaço. São pobres em nutrientes e prejudicam a absorção de vitaminas e minerais que são fundamentais para o organismo. Evite o consumo de azeitonas, presunto, salsicha, enlatados em geral, molhos prontos, biscoitos, entre outros alimentos.
Aurora Aguiar
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

quarta-feira, 14 de novembro de 2012




Hérnias de Disco são responsáveis por grande parte das dores na coluna.
O que pouca gente sabe é que existe tratamento sem cirurgia e eficiente para esse problema.
Muitos pacientes ao sentir dores logo buscam cirurgia, o que a longo prazo se mostrou menos eficiente que os tratamentos conservadores.
Buscar cirurgia antes de se fazer um tratamento especializado pode parecer mais fácil, pela postura

passiva do paciente (não fazer fisioterapia, osteopatia, exercícios terapêuticos, perder peso, ou seja mudança de hábitos), mas não se pode esquecer que mesmo com a cirurgia o tratamento continua.
A cirurgia não regenera a coluna, o disco, ela apenas elimina um pedaço da estrutura que esta causando os sintomas.
Cirurgia sem restabelecer a mecânica normal não resolve, como também não adianta tratar os sintomas.
O tratamento mais eficiente é aquele que foca na causa, na origem do problema, que faz as correções mecânicas que ocasionaram a hérnia discal.


sábado, 10 de novembro de 2012




Quando alguém nos diz para levantar ombros e cabeça a fim de melhorar o humor, tem razão. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Francisco, na Califórnia, aponta que a má postura pode levar à depressão.

Para o estudo, cientistas recrutaram 100 pessoas e as fizeram caminhar com os ombros para frente e depois com as costas retas. Minutos depois, pediram que eles dissessem como se senti
am, apontando níveis de energia e relatando se sentiam-se deprimidos. Os resultados mostraram que os voluntários ficaram mais descontentes e deprimidos após caminhar com as costas curvadas, mas que melhoraram de humor imediatamente após adquirirem melhor postura.

A má postura, segundo as conclusões, publicadas no site da revista Cosmopolitan, podem levar ao mau humor mesmo quem não está passando por maus bocados. Prestar atenção nisso pode ajudar a recuperar a energia num momento de cansaço, como no meio do expediente do trabalho.
 

A lesão ocorre em uma proeminência óssea do Fêmur denominada grande trocanter. Nela se insere o músculo glúteo médio, responsável por evitar a queda da Bacia quando o membro contra-lateral está elevado no ar, dando um passo para frente.

Para auxiliar o Glúteo médio, uma forte estrutura fibrosa localizada na porção lateral do quadril, denominada fáscia lata passa rente ao Grande trocanter. Entre e
stas estruturas, uma bolsa contendo um líquido viscoso chamada bursa trocantérica evita a fricção e o atrito excessivo entre elas. Logo abaixo do grande trocanter, insere-se o tendão do músculo glúteo máximo, um potente extensor do quadril. Durante a marcha, este tendão joga a bursa contra o grande trocanter, aumentando sua pressão, predispondo a irritação e inflamação.

Por que desenvolvi este problema?
A bursite trocantérica é uma reação inflamatória da bursa trocantérica que atinge mais frequentemente mulheres dos 40 aos 60 anos e os sintomas ocorrem quando a fáscia lata a comprime contra o grande trocanter. Geralmente, isso ocorre quando a coxa se encontra flexionada, quando a pessoa está andando ou correndo. No início, dói apenas durante a prática esportiva, mas, pode haver progressão, doendo também ao repouso e irradiando para o terço médio da coxa.

Fatores de risco para o desenvolvimento da bursite trocantérica são:

- Encurtamento de fascia lata
- Encurtamento do tendão do músculo glúteo máximo
- Fraqueza do músculo glúteo médio
- Diferença de comprimento entre os membros inferiores
- Doença pré-existente da coluna vertebral : artrose, escoliose, hiperlordose

Atividades físicas que podem desenvolver a doença são: a corrida, o ciclismo, triatlon e, eventualmente, alguns exercícios na musculação, pois são atividades de esforço repetitivo e podem desencadear os micro-traumas de repetição, ou lesões por overuse. Esportes de contato podem causar a bursite de maneira súbita após queda sobre o grande trocanter. Isso se dá devido à hemorragia na bursa, aumento de volume e, consequentemente, aumento da fricção local.

TRATAMENTO
A grande maioria das pessoas se beneficiam com o tratamento de fisioterapia, onde o trabalho de melhoria de força, flexibilidade de rotadores de quadril, treino de coordenação motora e reeducação da postura global aliviam sintomas e previnem a recidiva.
Em alguns casos, onde a dor persiste durante o treino, uma infiltração de cortisona de depósito diretamente na bursa é um instrumento valioso para o alívio de sintomas.
A cirurgia para o tratamento da bursite trocantérica é extremamente rara. Quando indicada, é realizada a retirada de bursa, ou qualquer abaulamento e espícula óssea que pode ter causado a doença.
Após melhoria de sintomas e retorno gradual ao esporte, é imprescindível que a prática esportiva seja acompanhado por um treinador, pois a técnica inadequada de treino é, de longe, a grande responsável pela fricção anormal da bursa e desenvolvimento de sintomas.
 — com Vania Silva eErika Laurindo.


A participação dos profissionais fisioterapeutas no preparo e na reabilitação dos indivíduos que são submetidos a procedimentos cirúrgicos, mostra-se relevante, tendo em vista o grande arsenal de técnicas disponíveis.
Recomenda-se que a fisioterapia respiratória deve ser iniciada no pré-operatório, de forma a avaliar, orientar e realizar o tratamento nesses pacientes. Estudos demonstraram que a at
uação fisioterapêutica pré-operatória reduz significantemente os riscos de se desenvolver complicações pulmonares no pós-cirúrgico.
Além do tratamento respiratório, o fisioterapeuta poderá também orientar o paciente na mobilização precoce, risco de complicações pulmonares, técnicas para entrar e sair da cama/cadeira, exercícios respiratórios, técnicas de tosse e informações sobre exercícios dos membros inferiores. Dessa forma, a orientação dada aos pacientes, quanto às suas responsabilidades em relação aos tratamentos, auxilia na participação direta do mesmo, durante o período pós-cirúrgico.

Estudos sobre as alterações pós-cirúrgicas demonstram que os volumes pulmonares não dependem unicamente da atividade da musculatura respiratória, mas também das propriedades mecânicas dos pulmões.

A orientação de exercícios ventilatórios consiste na adequação do tempo inspiratório e expiratório, da profundidade ventilatória ao padrão muscular ventilatório mais adequado, tanto no que se refere à frequência respiratória quanto ao volume corrente. A fisioterapia orienta o paciente a utilizar corretamente a musculatura ventilatória e a entender os diferentes tipos de padrões ventilatórios, por meio de demonstração prática deste processo.

Sabe-se que a disfunção dos músculos respiratórios devido a uma cirurgia pode levar à redução da capacidade vital, volume corrente, capacidade pulmonar total e consequente insuficiência da tosse.

A fraqueza muscular respiratória pré-operatória eleva o risco de complicações pulmonares no pós-operatório. O treinamento muscular inspiratório (TMI) pode ajudar a prevenir essas complicações.

Estudo utilizando TMI de carga linear baseada em 30% da PI-max, com aumento progressivo na fase pré-operatória, apresentou incidência de complicações pulmonares reduzida em 50% quando comparado a estudos com pacientes que realizaram a fisioterapia sem o treinamento muscular inspiratório. E, por conseguinte, a duração da internação hospitalar pós-operatória foi significantemente inferior.

Então, no que diz respeito à fisioterapia respiratória, cada vez mais requisitada, cabe ao profissional verificar a necessidade do paciente e a disponibilidade de recursos e dispositivos, ponderando a individualidade de cada paciente para realização dos exercícios respiratórios.