Obeso tem mais chance de ter hérnia de hiato e refluxo; veja como tratar
Excesso de gordura abdominal aumenta pressão na barriga e eleva o risco.
Hérnia de hiato pode não apresentar sintomas; tratamento é cirúrgico.
Pessoas que sofrem com obesidade correm mais risco de desenvolver a hérnia de hiato porque o acúmulo de gordura na barriga aumenta a pressão e faz esforço no diafragma, que se alarga com maior facilidade.
saiba mais
A doença acontece justamente por isso, quando a abertura pela qual
passa o esôfago se alarga muito e o estômago, que deveria ficar no
abdômen, acaba passando e subindo para o tórax. Se a hérnia for muito
grande, podem passar também outros órgãos, como o cólon, o intestino
delgado e o baço.É possível corrigir o problema com uma cirurgia, que leva de volta esses órgãos do tórax para a barriga e fecha um pouco a abertura do diafragma para que a hérnia não volte a acontecer.
Porém, o procedimento tem certas limitações - por exemplo, os médicos evitam operar obesos porque a gordura abddominal pode provocar o rompimento dos pontos e prejudicar o resultado.
Porém, cerca de 10% dos pacientes operados voltam a ter hérnia de hiato 10 anos após a cirurgia. Por outro lado, alguns acreditam que, mesmo após a operação, o refluxo pode voltar, mas isso só acontece se voltarem a se alimentar de maneira errada e engordarem. Caso volte, pode ser feita uma nova cirurgia ou o tratamento com medicamentos.
Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/obeso-tem-mais-chance-de-ter-hernia-de-hiato-e-refluxo-veja-como-tratar.html