Vacina contra Rubéola
O QUE É: Causada por um vírus, pessoas de todas as idades estão vulneráveis a rubéola. Na maioria das vezes a rubéola pode passar desapercebida, sem evidenciar nenhum sintoma, porém, em mulheres grávidas, em casos extremos, pode causar aborto, parto prematuro e até mesmo defeitos congênitos no bebê.
TRANSMISSÃO: Se da de pessoa para pessoa, por vias aéreas, através de espirro ou tosse da pessoa infectada, ou pelo contato direto com a saliva do portador do vírus.
SINTOMAS: O período entre o contato com o vírus, e o aparecimento das primeiras manifestações da doença, é de aproximadamente 15 dias, e seus principais sintomas são febre, manchas vermelhas pelo corpo, começando pela face e se espalhando pelos troncos e braços, gânglios linfáticos, pescoço e nuca, desaparecendo dentro de 3 dias.
COMPLICAÇÕES: Conforme dito no primeiro tópico, a Rubéola é uma doença com raras complicações, porém, quando instalada em uma mulher grávida, poderá acarretar ate mesmo o aborto, bem como diversas complicações no bebê, como problemas cardíacos, cegueira, surdez, retardo mental entre outros.
PREVENÇÃO E IDADE MÍNINMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Sua prevenção se da pelo recebimento da vacina Tríplice Viral (vacina contra Sarampo , Caxumba e Rubéola), que poderá ser aplicada em crianças à partir de 1 ano de idade, sendo necessário uma dose de reforço entre 4 e 6 anos de idade. Mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, não poderão receber a vacina.
POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: As pessoas vacinadas poderão ter reações locais, tais como dor, vermelhidão e inchaço, bem como temperatura (febre).
Nenhum comentário:
Postar um comentário