sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Tétano


O QUE É: Doença infecciosa, grave, aguda, não contagiosa, causada por uma bactéria de nome "Clostridium Tetani", que pode em muitos dos casos ser fatal.


TRANSMISSÃO: Causado por bactéria encontrada no solo. A entrada dessa bactéria (normalmente encontradas nas fezes de animais e humanos que se depositaram na areia ou terra) no organismo, é dada por ferimentos (cortes, queimaduras ou tecidos necrosados) existente na pele da criança ou adulto.


SINTOMAS: Os principais sintomas são rigidez musculares, inicialmente no pescoço e na mastigação, progredindo para os músculos respiratórios, febre e suor excessivo.


COMPLICAÇÕES: O tétano pode causar paradas respiratórias durante os espasmos musculares, taquicardia, edema cerebral entre outros.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Em adultos, a prevenção é dada pela aplicação da vacina contra o Tétano, vacina contra Difteria e Tétano (dT - dupla adulto) ou até mesmo na aplicação da vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche (tríplice bacteriana para adulto - dTp). Para crianças, a prevenção é feita através da aplicação da vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche (Tríplice bacteriana - DTP), vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Salk (Tetraxim), vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e Salk (Pentavalente) ou até mesmo pela vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b, Salk e Hepatite B (Hexavalente), e pode ser administrada em crianças a partir de 2 meses de idade.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: O Individuo que receber a vacina, poderá ter um pouco de temperatura, e no local da aplicação, poderá ocorrer um leve inchaço e incômodo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário