quarta-feira, 10 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA: VISTA ESSA CAMISA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Boa tarde, amigos modernos!
A Editora Moderna ficará mais rosa neste ano.
Estamos apoiando as ações do movimento OUTUBRO ROSA, realizado internacionalmente pelo combate ao câncer de mama. Nosso blog está vestindo o laço rosa que simboliza a participação. A ação incentiva mulheres de todo o mundo a realizarem a mamografia preventiva durante o mês de outubro. Vale lembrar que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas.

MOVIMENTO NO MUNDO

O movimento Outubro Moderna teve início nos Estados Unidos com ações isoladas para a prevenção do câncer de mama e incentivo às mamografias em diversos estados do país, sempre no mês de outubro. Mais tarde, essas ações começaram a ganhar força em todo o território norte-americano e o Congresso Americano decretou outubro como o mês nacional da prevenção ao câncer de mama.
O laço cor-de-rosa veio nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu um pequeno laço aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. A expressão Outubro Rosa acabou vindo com a popularização do lacinho. No início, cidades inteiras nos EUA enfeitavam seus locais públicos com o símbolo da campanha e grandes nomes do esporte, da música, da ciência e de outros campos do conhecimento passaram a utilizá-lo.
A entidade propõe que grandes monumentos fiquem iluminados de rosa em apoio à campanha e que a ideia se espalhe pela população, podendo ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
 

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

No Brasil, o câncer de mama representa um grande perigo. Segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), até o final do ano, devem aparecer 52.680 novos casos da doença. As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, em parte porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Em 2010, a doença foi responsável por 12.852 mortes, sendo 12.705 mulheres e 147 homens, que também podem ser surpreendidos pela doença. Especialistas alertam que quando mais cedo o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário