quarta-feira, 27 de junho de 2012



As lesões por esforços repetitivos (LER) representam uma síndrome de dor nos membros superiores que podem causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar, causadas principalmente por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta freqüência e em postura forçada.
Assim como em LER, o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é caracterizado por esforços repetitivos, porém, nesse caso, são alterações que se manifestam principalmente no pescoço, braços, punhos e demais membros superiores em decorrencia do trabalho. "Então o grande desafio entre LER e DORT, está em comprovar se o trabalho foi o causador das doenças provocadas por repetição de esforço", comenta Elcio Tavares, ortopedista especialista em medicina do trabalho.
A prevenção da patologia começa em casa, ajustando os móveis de acordo com o tamanho do corpo e evitando movimentos repetitivos por um longo tempo.
Durante o dia de trabalho também é importante a cada uma hora parar por pelo menos cinco minutos para alongar os braços, pescoço e pernas. Algumas empresas, já investem no alongamento coletivo, que normalmente acontece duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde. Essa atitude melhora e muito o desempenho dos funcionários no trabalho e de quebra previne as lesões. O investimento vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário