segunda-feira, 25 de junho de 2012



Lesões preocupam o UFC e Fisioterapeuta explica o motivo


No Brasil, a fisioterapeuta Angela Côrtes, que trabalha com nomes de peso como Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, apontou o excesso de treinamento como o grande vilão dos atletas com luta marcada. Além disso, ela lembrou que os atletas costumam exigir muito do corpo nas vésperas do combate.

- Um das questões mais importantes nisso tudo é o excesso de treinamento. Os lutadores nunca sabem quando parar. Mesmo ajudando a encontrar o controle, eles têm dificuldade por conta da própria determinação. Isso para mim vem em primeiro lugar. Em segundo, pelo que observo, o fato de eles exigirem muito do corpo. Tem como prevenir com um bom trabalho de base - explicou Angela.

Angela também classificou o fator psicológico como importante durante um campo de treinamento. Ela ressaltou que conforme a data do combate vai chegando é preciso equilibrar o físico e o emocional do atleta.

- A ansiedade deixa o corpo tenso. Você tem de estar medindo sempre a questão emocional junto com a física. Muitos lutadores estão desenvolvendo lesão próximo da luta e você conclui que não foi feito o trabalho certo de base. Você tem que encontrar o equilíbrio muscular dando estabilidade. Pouco antes da luta, tem de trabalhar a questão emocional também - completou.

O lutador brasileiro Maurício Shogun teve sua luta remarcada três vezes em 2012. Inicialmente, o meio-pesado enfrentaria o americano Quinton ''Rampage'' Jackson, que teve de operar os dois joelhos há cerca de três meses. O substituto, Thiago Silva, acabou se machucando há pouco mais de uma semana. Enfim, o Ultimate decidiu colocar o curitibano para enfrentar Brandon Vera. Sobre o troca-troca causado por lesões, o brasileiro afirmou que é algo comum em um esporte de contato, mas deixou claro que o número de lutadores ficando sem condição de combate está acima da média neste ano.

- Acho que MMA é um esporte de muito impacto e uma hora ou outra isso acontece. Mas agora, por coincidência, todo mundo acabou se machucando na mesma época. Estamos numa fase complicada que nunca passamos antes - disse Shogun, em entrevista

Fonte: Sportv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário