sexta-feira, 27 de julho de 2012

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO


Inverno é tempo de tentação. Quanto mais caem as temperaturas, mais aparece a vontade de comer queijo, vinho, pão, e chocolate. E não pense que toda essa vontade repentina vem do seu psicológico. A nutricionista Regina Longano explica que existe um fator fisiológico, por trás de todo esse desejo. "Bioquimicamente falando, a gente tem uma tendência a buscar alimentos com mais carboidratos no frio ", explica.

A questão é que existem tipos e tipos de carboidratos. A dica é dar preferência aos carboidratos de boa qualidade, como arroz, batata, e mandioca. Os carboidratos refinados, como açucar ou farinha branca, devem ser evitados. Para brecar a vontade de ingerí-los, o conselho é não passar mais que três horas sem comer. Regina aconselha a ingestão de frutas, barras de cereal, ou chocolate com alta concentração de cacau nos intervalos entre as refeições.

As sopas também são muito bem-vindas nesta época do ano, mas podem se tornar uma armadilha. Evite sopas cremosas, que contêm farinha refinada e queijo. Prefira as feitas à base de legumes, verduras e fibras. Para engrossá-las, use batata ou mandioca. Se bater aquela vontade de comer um pãozinho, a nutricionista recomenda torradas sem glúten, feitas à base de farinha de arroz, mais saudável e fácil de ser digerida. 
Ao comer fora de casa, o cuidado deve ser redobrado. Se for convidado para um fondue na casa de amigos, dê preferência ao fondue de carne, menos gorduroso que o de queijo. E manere nos molhos. Em festas juninas, vá de milho verde e pamonha. Se bater a vontade de tomar chocolate quente, use leite desnatado, ou leite de arroz. E em vez dos acholocatados industrializados, use cacau em pó. "Além de antioxidante, ele tem um sabor melhor ", completa Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário