quinta-feira, 26 de julho de 2012

DOENÇAS OSSEAS EM IDOSOS

Doenças osteoarticulares são afecções que acometem o idoso entre elas a osteoporose, a osteoartrose e a artrite reuma-tóide. Estima-se que a metade da população geriátrica tenha problemas nessa área. As doenças osteoarticulares em idosos são mais difíceis de serem identificadas e tratadas do que quando acometem a população mais jovem.

Dentre as doenças que acometem pessoas da terceira idade, a principal é o desgaste ósseo caracterizado pela osteoartrose e a descalci-ficação que é a osteoporose, levando as dores e ao enfraquecimento dos ossos, fazendo com que os idosos sejam mais suscetíveis a fraturas.

"Costumamos chamar de fraturas osteoporóticas ou fraturas causadas por pequenos traumas", explicou o ortopedista Alciomar Veras Viana.

A osteoporose é muito comum e está associado ao grande risco de queda e fraturas. As fraturas de quadril e de colo de fêmur estão entre as maiores causas de imobilização e dependência física. Já a osteoartrite é a doença reumática que mais atinge pessoas acima de 65 anos de idade e a principal causa de invalidez em todo o mundo. A artrite reumatóide é um processo inflamatório crônico, sistêmico, afetando as membranas sinoviais e causando além de dor, deformidades articulares.

A osteoartrose é uma doença articular degenerativa, que leva a dor articular e incapacidade, com rigidez matinal no início e deformidade na fase tardia, com instabilidade articular e dor mesmo no repouso. Sua principal característica é o processo inflamatório das articulações (pontos de junção entre dois ou mais ossos) na maioria das vezes crônica.

"Com o tempo, pode provocar desgaste da cartilagem e do osso envolvido na articulação, o que muitas vezes causa dor e rigidez. Em estágios mais graves, esse desgaste pode levar à destruição óssea da articulação, e ocasionar deformidades em membros, como as mãos", ressaltou o ortopedista.

O diagnóstico preciso é feito principalmente por meio de radiografias, e, quando as causas são desconhecidas, é classificada de primária. Mas quando é decorrente de infecções, lesões ou uso excessivo das articulações, o quadro se torna secundário. É uma doença auto-imune, ou seja, é uma reação do sistema imunológico contra tecidos do próprio organismo, e é mais comum entre as mulheres.

"Nas mulheres surge em uma faixa etária mais precoce, a partir dos 45 anos, por conta das alterações hormonais que acomete nessa faixa etária e no homem, um pouco após a faixa etária dos 55 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário