terça-feira, 24 de julho de 2012




Osteopatia
A manipulação das estruturas do corpo

A Osteopatia é uma ciência baseada na avaliação minuciosa e tratamento das estruturas do corpo. Segue alguns princípios dentre eles que o corpo quando a estrutura esta preservada a patologia não pode instalar (A estrutura governa a função).
Foi criada nos EUA pelo médico Andrew T. Still, e difundida por todo o mundo, no Brasil a Osteopatia é especialidade exclusiva dos fisioterapeutas, nos EUA dos médicos e em alguns países da Europa é uma graduação independente, os osteopatas não são nem médicos nem fisioterapeutas.
O tratamento e avaliação manual é o grande diferencial da Osteopatia, após realizada a avaliação subjetiva o paciente é avaliado biomecanicamente estático (postura) e dinâmico (marcha), depois é realizado testes específicos dos segmentos do corpo (articulações, músculos, órgãos, crânio etc), para então ser submetido ao tratamento.
Outra grande diferença da Osteopatia em relação a outros tratamentos é que ela se importa com a causa e não com apenas o sintoma, é uma terapia global e causal e não sintomatológica como a maior parte dos tratamentos. Muitas vezes a lesão pode estar distante da queixa, e devido a falhas na avaliação o tratamento não surte o efeito desejado.
O conceito de “colocar” o corpo no lugar é baseado na observação da perda da mobilidade de uma determinada estrutura, como uma engrenagem que apresenta uma perda no seu movimento normal e se não tratada levara em um desgaste precoce da máquina (no nosso caso nosso corpo), o objetivo de equilibrar as estruturas do corpo é a forma que temos de evitar desgastes precoce nas articulações e diversas outras patologias de origem mecânica: Hérnia de disco, artroses, tendinites, cefaléias (dores de cabeça), disfunções da ATM, problemas posturais, e outros.
O tratamento, porém, deve ser realizado por um profissional habilitado e capacitado, pois se aplicada da forma certa não apresenta riscos, mas se realizado por alguém que não é apto as consequências podem ser graves, existem algumas precauções e contra-indicações que só quem teve a formação completa poderá detectar.
Apesar dos “estalos” das articulações a Osteopatia não é uma técnica agressiva, é sem duvida eficiente, e muitas de suas técnicas são extremamente suaves, os resultados são observados já na primeira sessão, e costumam ser mais rápidos e duradouros que terapias convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário