quarta-feira, 19 de setembro de 2012



É importante que cada pessoa conheça o seu tipo de pisada para evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna.

Sim, seus problemas de coluna podem estar sendo originados pelo tipo de sua pisada. 

São três tipos: 

- pronada, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois volta ao normal;
- supinada, quando o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora;
- pisada neutra, aquela que começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, terminando com a parte dianteira do pé tocando o solo.

Uma dica importante para quem quer ter uma ideia de qual é o seu tipo de pisada é observar um sapato antigo, onde já foi muito usado. A sola gasta pode te dar uma pista de como é a sua pisada. Observe se está muito gasto em um dos lados...

Você é um supinador? Tome cuidado extra com o aparecimento de neuromas. É um pronador? Fique ligado em dores no quadril ou no menisco. Tem pisada neutra e se acha muito sortudo? Então não dê mole, porque os riscos de você sofrer uma lesão são menores, mas existem.

Pronadores

A maioria sofre de pés chatos, o que aumenta as chances de desenvolverem processos inflamatórios, como tendinites. ‘As mais comuns são do tendão aquíles, da fáscia plantar e a da patela. Isso porque pés chatos irradiam o impacto da pisada nos músculos, ossos e articulações dos próprios pés e pernas.

Além disso, pronadores costumam rotacionar a tíbia, virando os joelhos para dentro. Esse desarranjo pode provocar dores no menisco e mesmo na região lombar, quando o quadril tenta compensar o desequilíbrio do joelho.

Supinadores

Com tendência a terem pés cavos (com a curva interna muito acentuada), supinadores devem se preocupar especialmente neuromas de Morton, que aparecem quando o impacto da pisada comprime os nervos próximos aos dedos.

‘Fratura por estresse também aparecem, principalmente do calcâneo, do segundo metatarso e da tíbia.

Neutros

Ok, vocês têm a pisada correta, sem nenhum desequilíbrio nos pés. Mas ainda assim podem desenvolver todas as lesões acima, caso utilizem calçados impróprios ou se esqueçam do bendito alongamento. Fique de olho em dorezinhas que insistem por vários dias e consulte um médico se sentir qualquer problema.

Procure seu Fisioterapeuta e descubra qual é a sua pisada!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário