quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Hérnia de disco pode ser tratada e prevenida com a fisioterapia


Tratamentos feitos por meio da fisioterapia auxiliam pessoas a sofrer menos com hérnia de disco
$alttext
Só no Brasil, em média, 5,4 milhões de pessoas sofrem com problemas de hérnia de disco, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Causada por uma lesão nos discos que compõem a coluna vertebral, os sintomas são variados e, entre eles, muitas pessoas acabam não dando muito importância às dores, o que pode se agravar futuramente. O fisioterapeuta responsável pela equipe da Central da Fisioterapia, Dr. Rodrigo Peres, explica quais são os sintomas e tratamentos para esta patologia.

A coluna é formada por vértebras ligadas por articulações semimóveis ou anfiartroses, separadas por discos de cartilagem, que estão entre as diferentes vértebras, e agem como um amortecedor com o objetivo de absorver os choques quando se anda, corre ou salta. A hérnia de disco é um deslocamento nos discos causados por excesso de peso, má postura ao carregar ou transportar cargas muito pesadas, quedas ou movimentos incorretos e falsos.

As dores podem ser de intensidade leve, moderada ou tão forte que chegam a incomodar muito. Dependendo do nervo que for afetado, o paciente sentirá diferentes sintomas que vão de acordo com área que foi comprimida.

"Quando um nervo raquidiano é afetado, o paciente pode sentir dores fortes em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes, já quando os nervoscervicais são afetados, as dores mais comuns aparecem ao mover o pescoço, surgindo também dor profunda no braço, antebraço e nos dedos, em alguns casos há relatos de dormência nos ombros, cotovelo e pernas", alerta o especialista da Central da Fisioterapia, Rodrigo Peres.

Assim, a fisioterapia auxilia no tratamento da hérnia de disco, fazendo com que o paciente possa sentir o alívio da dor já no início do tratamento, porém se for diagnosticada com maior gravidade, este alívio só virá após algumas sessões.
Ainda nas primeiras sessões, quando a dor é intensa, o mais importante não é recuperar o movimento perdido, já que tratamentos bruscos podem afetar a área atingida pela hérnia de disco, aumentando o processo inflamatório. 

O objetivo é auxiliar no relaxamento da musculatura, além de reeducar o paciente quanto às posturas mais indicadas no dia a dia, como dormir e levantar-se corretamente, amarrar o tênis, entre outras atividades que podem agravar a dor.

Já nas sessões seguintes, os exercícios: quadrado lombar, transverso abdominal, oblíquos, multifidius e psoas, são importantes para que os movimentos sejam restaurados nas articulações da coluna, recondicionando os músculos que irão estabilizar a coluna, aliviando a dor.

Portanto, a melhor forma de evitar a dor na coluna causada pela hérnia de disco é prevenir, começando com bons hábitos posturais, para evitar que atividades rotineiras acabem ocasionando em uma patologia que possa atrapalhar a vida de qualquer pessoa.

Dessa forma,a fisioterapia além de auxiliar nos tratamentos contra a patologia, previne para que a dor de hérnia de disco não se agrave e se instale para sempre, em seu corpo. (MKTHouse) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário