quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Assoalho Pélvico



Falamos muito sobre o períneo, musculatura do períneo e ainda vamos falar mais, incluindo nomes como assoalho pélvico, diafragma pélvico e diafragma urogenital.
Mas, afinal de contas, o que exatamente são esses músculos? São estes:
De cima para baixo, podemos observar opúbis, a uretra, ocanal vaginal, o retoe, um pouco mais para baixo, o sacro. Assim, é possível observar que não existem ossos que seguram os órgãos da pelve (útero, bexiga, ovários, reto) e, por isso, quando estes músculos se enfraquecem, os órgãos podem se deslocar e funcionar de forma inadequada. Existem outras estruturas que ajudam a segurar este órgãos, os ligamentos, que são tecidos diferentes dos músculos porque não podem se contrair e, de forma similar a um elástico antigo, se tornam mais frouxos com o passar do tempo.
Estes são os nomes dos músculos:
O músculos do diafragma pélvico são aqueles que efetivamente sustentam os órgãos da pelve, enquanto os músculos dodiafragma urogenital são aqueles que exercem a função de continência, ou seja, de segurar a urina e até mesmo as fezes. São todos interdependentes, atuando como uma unidade. Portanto, se um enfraquece, os outros começam a se deteriorar logo em seguida.
Além de dependerem uns dos outros, estes músculos também atuam em sincronia com os músculos abdominais e os músculos respiratórios, principalmente o diafragma. Por isso, atitudes comofazer uma força excessiva prendendo a respiração(manobra de valsalva) exigem que estes músculos trabalhem muito acima de sua capacidade. Quando estas atitudes são frequentes, os músculos sofrem como se estivessem fazendo uma musculação forçada e desgastante. Por isso, até mesmo técnicas respiratórias são utilizadas para tratar problemas da musculatura do períneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário