sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Meningite tipo C


O QUE É: Meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser viral ou bacteriana, sendo essa última prevenida por vacina.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão é feita pelo contato direto de secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras. Esse indivíduo (portador), libera o vírus ou bactéria (muito resistente) no ar, que pode ser inspirado por outras pessoas ou crianças.


SINTOMAS: Febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, sensibilidade a luz, alterações do estado de consciência, e para crianças abaixo de um ano de idade, pode ocorrer o abaulamento da fontanela (meleira) e choro persistente.


COMPLICAÇÕES: A Meningite pode causar cegueira, paralisia cerebral e deficiência mental, aumento da pressão intracraniana, epilepsia, surdez, hidrocefalia (acúmulo de líquor no cérebro), vasculites (inflamação da parede dos vaso sanguíneo), amputação de membros, entre outros, podendo causar até a morte.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: , indicada para crianças à partir de 2 meses até a fase adulta.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A pessoa que receber a vacina, poderá ter um pouco de temperatura, e no local da aplicação, poderá ficar vermelho, inchado e um pouco dolorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário