sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra HPV


O QUE É: O Papiloma Vírus Humano (HPV), é altamente contagioso, podendo provocar lesões de pele ou mucosas, que na maior parte dos casos, tem crescimento limitado e habitualmente regridem espontâneamente. Existem mais de 100 tipos de HPV, dentre os mais comuns, destacam-se os subtipos 16 e 18, de alto risco e relacionados a tumores malignos, em especial ao câncer do colo do útero e câncer de boca no sexo masculino, e os subtipos 6 e 11, encontrados na maioria da verrugas genitais (condilomas acuminados), conhecidos também como "crista de galo".


TRANSMISSÃO: 
Contato direto com a pele infectada, sendo que os HPVs genitais, são transmitidos por meio de relações sexuais. Existe a possibilidade da transmissão vertical (mãe/feto) e através de objetos contamindos que contenham o HPV. O preservativo não impede a contaminação com o vírus.


SINTOMAS: Pode ocorrer coceira, dor durante a relação sexual, corrimento e sangramento anormal, porém o vírus pode permanecer "adormecido" (latante) por meses ou anos, sem causar nenhuma manifestação, entrando em ação na diminuição da resistência do organismo.


COMPLICAÇÕES: Verrugas genitais, câncer, que é mais comum em mulheres, com localização no colo do útero, aborto espontâneo em gestantes, e nos lactantes, pode ocorrer Papiloma de Laringe.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Existem por volta de 100 tipos de HPV, porém para os tipos 16 e 18 considerados Oncogênitos, e para os tipos 6 e 11 causadores de verrugas genitais, já existem vacinas capazes de evitar seu contágio.
A vacina do laboratório GSK (Cervarix) é responsável pela imunização contra os tipos 16 e 18, podendo ser administrada em mulheres entre 10 e 25 anos de idade. Já a vacina do laboratório MSD (Gardasil) é responsável pela imunização contra os tipos 16, 18, 6 e 11 e pode ser administrada em homens e mulheres a partir de 10 anos de idade.As vacinas contra HPV disponíveis atualmente no mercado, tanto do laboratório GSK e MSD, está indicada apenas para mulheres nas idades acima citadas.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Toda pessoa que receber a vacina, poderá ter no local da aplicação, dor, vermelhidão, inchaço e prurido.


OBS.: O uso de preservativo, não previni 100% dos casos, pois a transmissão ocorre pelo contato direto com a pele ou mucosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário