sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Varicela (Catapora)


O QUE É: Varicela ou Catapora é uma doença infecciosa aguda altamente transmissível causada pelo vírus “varicela-zoster”. A doença é mais comum em crianças entre um e dez anos de idade, podendo ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão se dá pelas vias aéreas e pelo contato das secreções das vesículas do indivíduo infectado. Essa propagação se dará em até 48 horas antes das vesículas aparecerem, até que a última “bolha” tenha secado por completo.


SINTOMAS: Em crianças, em geral, a manifestação da Catapora, são as lesões de pele (sendo no início como pequenas manchas vermelhas e posteriormente, pequenas bolhas com conteúdo líquido claro), podendo ocorrer também, febre, cansaço, dores de cabeça, e perda do apetite, de um a dois dias antes do aparecimento das lesões.


COMPLICAÇÕES: Apesar de ser uma doença aparentemente inofensiva, uma Catapora mal tratada, poderá se tornar em um Edema Cerebral, perda de Coordenação Muscular, Pneumonia, Infecção de Ouvido, Síndrome de Reye entre outros.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A melhor maneira de se prevenir a Catapora, é recebendo a vacina contra a Varicela. Crianças a partir de 1 ano de idade, já estão ápitas a receberem a vacina, nesse caso, é necessário um reforço entre 4 e 6 anos de idade.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: O individuo que recebeu a vacina, poderá ter um pouco de temperatura, e no local da aplicação, poderá ficar vermelho, inchado e um pouco dolorido. Não deve ser utilizado para combater a reação (febre), nenhum medicamento que contenha o Ácido Acetil Salicilico (AAS)


OBS.: Os locais das lesões, quando coçados, poderão deixar cicatrizes permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário