sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Pneumonia


O QUE É: Inflamação ou a infecção dos pulmões causados por vírus, fungos, parasitas ou bactérias (pneumococo), sendo essa última responsável pela maior parte dos casos.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão ocorre através das vias respiratórias (inalação de gotículas respiratórias infectadas) ou ingestão de bactérias expelidas por um organismo infectado. Sua transmissão também pode ser dada por transfusões de sangue.


SINTOMAS: No início pode ser confundida com uma gripe, com sintomas como febre, calafrios, tosse com secreção, dores no peito e dificuldades para respirar. Já em casos mais avançados, pode ocorrer acúmulo de líquidos nos pulmões e ulcerações nos brônquios.


COMPLICAÇÕES: Bacteremia (invasão da corrente sanguínea pela bactéria podendo contaminar outros órgãos do organismo), derrame pleural (acúmulo de líquidos na pleura – membrana que reveste o pulmão), abscesso pulmonar. Suas complicações vão depender da saúde do organismo infectado, idade do indivíduo, bem como extensão da doença.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A única maneira de prevenir-se contra a Pneumonia é recebendo a vacina Pneumocócica. Existem 3 tipos de vacina contra Pneumonia, a Pneumocócica conjugada 10 valente, comercialmente conhecida por Synflorix pode ser administrada em crianças menores de 2 anos, não há comprovação de eficácia da vacina acima dessa faixa etária, a Pneumocócica conjugada  13 valente comercialmente conhecida como Prevenar pode ser administrada em crianças menores de 6 anos  e a Pneumocócica 23 valente que pode ser administrada preferencialmente  em crianças acima de 6 anos até a fase adulta.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A vacina pode causar dor local e temperatura (febre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário