sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Rotavírus

O QUE É: Vírus da família Reoviridae, tem como conseqüência diarréia grave, frequentemente acompanhada de febre e vômito. Pode atacar a todas as faixas etárias, porém é mais comum e mais grave, em crianças até 2 anos de vida, e é considerado hoje, uma das principais causas de gastroenterites e óbitos em crianças dentro dessa faixa etária. 


TRANSMISSÃO: Sua transmissão é dada através das fezes ou ingestão de alimentos contaminados com o vírus. SINTOMAS: O Rotavírus normalmente é diagnosticado inicialmente por febre e vômitos seguidos de diarréia que pode se estender por até 7 dias (em casos mais graves, isso pode gerar uma desidratação).


COMPLICAÇÕES: Em casos em que a gastroenterite não é tratada rápida e corretamente, o Rotavírus poderá causar desidratação, podendo levar a óbito.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINAHoje existem 2 tipos de vacina contra o Rotavírus, a Monovalente, do laboratório GSK, e a Pentavalente do Laboratório MSD. A Monovalente é administrada em 2 doses, sendo a 1º dose com 2 meses (idade mínima de 6 semanas e máxima de 14 semanas) e a 2º dose com 4 meses (idade mínima de 14 semanas e máxima de 25 semanas). Já a vacina contra Rotavírus Pentavalente é administrada em 3 doses, sendo a 1º delas com 2 meses (idade mínima de 6 semanas e máxima de 14 semanas), a 2º dose com 4 meses (idade mínima de 14 semanas e máxima de 25 semanas) e a 3º dose com 6 meses (idade mínima de 29 semanas e máxima de 32 semanas). 


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Após a criança receber a vacina, é necessário uma atenção especial nas trocas de fralda, principalmente no lavar das mãos. 


OBS.: A vacina contra Rotavírus pode ser aplicada no mesmo dia da Pólio Oral, caso contrário recomenda-se um intervalo mínimo de 15 dias entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário