sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Polio


O QUE É: Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, causada pelo poliovírus, do gênero enterovírus, apresentando três sorotipos: I, II e III. Caracterizada por quadro de paralisia flácida, o déficit motor ocorre subitamente, acometendo em geral os membros inferiores, de forma assimétrica.


TRANSMISSÃO: A transmissão pode iniciar antes do surgimento das manifestações clínicas e ocorre principalmente por contato direto de pessoa a pessoa, pela saliva e também por água e alimentos contaminados com fezes. A multiplicação inicial do poliovírus ocorre na garganta e intestino, em seguida entra na corrente sangüínea e atinge o sistema nervoso, podendo ocasionar a destruição dos neurônios motores, resultando em paralisia. A pessoa contaminada com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. As más condições habitacionais, higiene e o elevado número de crianças numa mesma habitação, constituem fatores que favorecem a transmissão do vírus. Todas as pessoas não imunizadas são susceptíveis de contrair a doença.


SINTOMAS: São variáveis e algumas vezes parecidos com os da gripe, febre, dor de garganta e no corpo, náuseas e vômitos. Pode ocorrer meningite.


COMPLICAÇÕES: A complicação mais séria é a paralisia, que geralmente afeta as pernas. A paralisia dos músculos da respiração e deglutição também pode ocorrer, ocasionando a morte.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A única medida eficaz é a vacinação. Existem dois tipos de vacinas, a Salk, vacina injetável de vírus inativados – IPV, (presente na composição das vacinas combinadas) e a Sabin, vacina oral de vírus vivos atenuados – OPV. A idade mínima para iniciar a vacinação é acima de 6 semanas de vida, rotineiramente a primeira dose é aplicada aos 2 meses de idade. È importante que todas as crianças com menos de cinco anos de idade recebam VOP nos Dias Nacionais de Vacinação.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Raramente pode ocorrer poliomielite paralítica associada ao vírus vacinal, em crianças vacinadas com a polio oral. Na vacinação com a pólio injetável, pode ocorrer reações locais (dor, vermelhidão e induração) e eventualmente febre nas primeiras 72 horas após vacinação.


OBS.: Em 1994 o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, cujo último caso foi registrado em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário