quinta-feira, 9 de agosto de 2012




A hidroterapia consiste na utilização da água para tratar doenças, aliviar dores, induzir o relaxamento e manter a saúde em geral. Para efeitos terapêuticos, a água pode ser aplicada fria ou quente, em gelo ou em vapor. Os tratamentos podem ser feitos com vários tipos de banhos. Mas a hidroterapia pode também consistir na ingestão de águas minerais com diversos efeitos terapêuticos.

Técnicas e ap
licações
Nos hospitais ou clínicas de reabilitação, a hidroterapia é supervisionada por fisioterapeutas. Muitas das técnicas de hidroterapia, no entanto, podem ser realizadas em casa como forma de autotratamento. Nos centros de reabilitação, clínicas e hospitais, utiliza-se a hidroterapia para relaxar os músculos e as articulações, reduzir a ansiedade e aumentar a mobilidade. Este último objetivo pode ser atingido através da natação e de exercícios subaquáticos, que ajudam a manter e alargar o âmbito dos movimentos dos doentes com artrite ou outros problemas de articulações ou músculos.

Como parte de um programa de controle da dor, a hidroterapia, sob a forma de banhos quentes num ambiente escurecido, ajuda os doentes a concentrarem- se em exercícios respiratórios e outros métodos de controle da dor. Também as termas e algumas clínicas promovem a hidroterapia como forma de tratar as articulações e os músculos doridos com uma combinação de chuveiros e banhos de vapor ou de massagem, depois de uma participação em atividades atléticas. Em casa, a hidroterapia pode ser utilizada para ajudar a descontrair, aliviar dores ligeiras e induzir o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário