segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ANTIBIÓTICOS EM IDOSOS - CUIDADO

Um estudo publicado nesta segunda-feira (13) indica que duas substâncias usadas em antibióticos podem aumentar o risco de lesões no fígado em idosos. A pesquisa foi divulgada pela revista da Associação Médica Canadense.


A moxifloxacina e a levofloxacina são usadas em um tipo de antibióticos conhecido como “fluoroquinolona”. Esse medicamento é usado para controlar infecções bacterianas, principalmente as infecções respiratórias e a sinusite.
Os pesquisadores analisaram dados já disponíveis no Canadá. Num período de nove anos, encontraram 144 pacientes com mais de 66 anos e sem histórico de lesões no fígado que foram hospitalizados menos de um mês depois de usar o medicamento, com algum problema nesse órgão. Desses, 88 (61,1%) vieram a falecer.
Embora as consequências tenham sido graves, elas foram relativamente raras. Para cada 100 mil pacientes que usaram o medicamento, seis apresentaram doenças no fígado após o tratamento.
“Embora nossos resultados exijam confirmação em outros cenários, os achados sugerem que tanto a moxifloxacina quanto a levofloxacina sejam levadas em conta como um alerta para as agências reguladoras, no que diz respeito à lesão aguda do fígado”, concluíram os autores do Instituto de Ciências Avaliativas Clínicas, da Universidade de Toronto e da Universidade McMaster, todas no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário