quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.

O Método Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos automá
ticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.

A facilitação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo a uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente.

Para crianças, a correção de postura poderá ser facilitada quando utilizado o Método Bobath. Uma vez que a Fisioterapia se torna mais dinâmica e divertida, a criança realiza todos os exercícios propostos com grande satisfação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário