quarta-feira, 8 de agosto de 2012

COLESTEROL


O colesterol elevado é considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares e são os que mais matam no Brasil e no mundo. Por isso, no “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, lembrado neste oito de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a prevenção do problema.

O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em dois tipos. “O LDL, mau colesterol, é absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura que causa obstrução. O HDL, ou bom colesterol, retira o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde é metabolizado”, explica o médico cardiologista da Sesa Eliudem Galvão Lima.


A falta de controle sobre os fatores de risco é uma atitude propícia para o acúmulo do mau colesterol nas artérias e veias de qualquer parte do corpo. “A obstrução dos vasos é hoje a principal causa de infarto agudo do miocárdio e AVC isquêmico (diferentemente do hemorrágico, o isquêmico surge em razão do entupimento de algum vaso cerebral)”, detalha o especialista.

“Quando cerca de 70% a 80% de uma veia ou artéria de um órgão importante se encontra obstruída, o corpo começa a dar alguns sinais clínicos (sintomas). Se for algum vaso coronariano, pode aparecer a angina, que se manifesta por dor na parte esquerda do peito. Se for algum vaso do cérebro, a pessoa pode apresentar falta de orientação e perder a fala ter distúrbios visuais”, explica ele.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco. Os principais são, na ordem, a alimentação inadequada e o sedentarismo. Mas há outros, como tabagismo, álcool, obesidade e o fator emocional (estresse), subvalorizado anteriormente. Mas não é fácil fazer a prevenção. “Hoje as pessoas são avessas às mudanças dos hábitos de vida, com destaque para os homens. A mulher é mais disciplinada”, ressalta Eliudem Lima.

As dicas incluem ainda a realização de atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos – já que o sedentarismo reduz o HDL, o colesterol bom. Os exercícios devem ser aeróbicos, tais como andar, correr, pedalar, nadar, porque proporcionam o aumento da captação de oxigênio pelo organismo.

Em relação à alimentação, é importante reduzir a ingestão de gorduras, sal e açúcar (veja a lista de alimentos recomendados abaixo). “As doenças cardiovasculares estão acometendo mais jovens atualmente. Por isso é indicado que a partir dos 10 anos de idade a criança já realize o exame de dosagem do colesterol. Isso pode ser feito nas unidades de saúde municipais”, aconselha.

Alimentação
foto: Divulgação GZ
Exercício
Carne: prefira carnes magras (coxão mole e duro, lagarto, patinho, músculo) .carne vermelha




Aves: prefira peito de peru, chester sem pele. Evite aves com pele.

Peixes: prefira sardinha fresca, atum, pescada, truta, linguado, salmão, merluza. Evite frutos do mar como marisco, camarão, lagosta, lula.

Ovos: prefira clara de ovo. Evite gema de ovo, ovo de codorna.

Laticínios: prefira leite semidesnatado/desnatado, iogurte desnatado/light, margarina, creme de leite light; queijo branco, ricota ou cottage; requeijão e cream cheese light. Evite manteiga, queijos amarelos, capuccino.

Pães, cereais e massas: prefira pão integral/light/francês/sírio, biscoitos integrais, de água e sal, massas ao sugo, arroz integral. Evite pão doce/recheado/folhado/croissant, biscoitos recheados, wafer, massas com molho branco e gratinados, farinha refinadas.

Açúcares e doce: prefira adoçantes, barra de cereal light, gelatina ou pudim diet, frutas cozidas. Evite açúcar, mel, açúcar mascavo, bolos, tortas, doces, balas, sorvetes cremosos, chocolates, pudim, quindim.

Óleos e gorduras: prefira óleos vegetais (canola, soja, girassol e milho), azeite, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, amendoim). Evite óleo de coco, de dendê, bacon, torresmo, maionese, patês.

Bebida: prefira água de coco, chás, sucos naturais, sucos artificiais sem açúcar, refrigerantes diet/light. Evite refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas. (As informações são da Secretaria de Estado da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário