quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OSTEOPATIA


Aplicação da osteopatia
É uma ciência terapêutica que avalia e trata as disfunções biomecânicas.
A sua origem data do final do século XIX quando o médico Dr. Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e doenças, tendo estas sua origem ou manutenção por desequilíbrios estruturais.

Como atua a osteopatia
Por meio de uma avaliação da estrutura corporal (músculos, ossos, órgãos, vísceras e vasos) o fisioterapeuta osteopata detecta uma desordem da mecânica de um ou mais elementos anatômicos e por tratamento manual, restabelece a mobilidade adequada a região, permitindo ao organismo sua homeostase ou equilíbrio natural, uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura quando equilibrado funcionalmente.

Qual é o campo de ação da osteopatia

o fisioterapeuta osteopata, portanto, avaliando a função estrutural orgânica, pode intervir em qualquer doença que apresenta uma desordem no funcionamento de um ou mais sistemas corporais. O tratamento manual desses sistemas e importante para o alivio dos sintomas ou para a melhora da qualidade da função da área em sofrimento ate o restabelecimento completo da mesma. O atendimento com osteopatia pode ser realizado, então dentro de qualquer área da saúde: otorrinolaringologia, foniatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia, cardiologia, fisioterapia, pediatria.

Tratamento

A osteopatia é recomendada nos seguintes casos: em primeiro lugar - dor em qualquer região corporal (da planta do pé ate a cabeça). Desordens gástricas, intestinais, ginecológicas, de atm ou de oclusão, ou de qualquer outro elemento anatômico. É um meio para reencontrar a sensação de que tudo esta funcionando bem e, portanto, movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia holística do corpo, proporcionando bem estar.
Aplicação da osteopatia
A osteopatia por tratar distúrbios que afetam o funcionamento orgânico pode atuar como prevenção de doenças. Sendo muitos atendimentos feitos sobre crianças que apresentam disfunções e suas conseqüências mais comuns: refluxo, dores de cabeça, dores no pescoço, na perna, torcicolo, na barriga... E também em atletas para melhorar seu desempenho. Assim como, qualquer pessoa que sente que "algo não esta certo" com seu corpo.
Aplicação da osteopatia
Metodologia

O fisioterapeuta osteopata, durante a primeira consulta, avalia tudo o que se relaciona com as queixas do paciente. Primeiro, fazendo alguns questionamentos, depois avaliando a postura para verificar se ha. algum desvio postural relativo ao problema; a palpação e testes clínicos são realizados para comprovar as hipóteses geradas durante o questionamento e inspeção postural. Então o tratamento e realizado, utilizando uma técnica adequada para cada tipo de problema, para cada caso e para a condição de cada paciente. Atende-se, portanto, dos 0 aos 150 anos de idade.


Fonte:
Osteoclin - Dr. Carlos Valente - Osteopata

Nenhum comentário:

Postar um comentário