quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PREPARE-SE PARA O VERÃO

Se para você inverno e malhação não combinam, saiba que está na hora de você rever os seus conceitos. Ok, nós sabemos que sair debaixo das cobertas nos dias frios não é uma das tarefas mais agradáveis do mundo, mas se o seu objetivo é chegar à próxima temporada com o corpo em forma, o inverno é a estação ideal para dar início ao projeto verão 2013.
Segundo o educador físico Cauê La Scala Teixeira, durante as baixas temperaturas há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente geralmente é menor do que a temperatura corporal.
Durante esse processo o corpo perde mais calor para o meio e, na tentativa de manter a temperatura corporal constante, o organismo aumenta a produção interna de calor, o que acelera o seu metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico diário. Ou seja, os mesmos exercícios praticados durante o verão, se realizados nos dias frios, gastam muito mais calorias.
Nada te faz sair da cama mais cedo e, para você, driblar a preguiça e encarar o frio não compensa? Teixeira explica que o organismo, principalmente, a musculatura esquelética, converte a energia dos alimentos em movimento e calor. Os movimentos servem para locomover o corpo nas diversas atividades diárias enquanto o calor, nessa situação, tem a função de auxiliar na manutenção da temperatura corporal. "Um exemplo clássico dessa tentativa de manter a temperatura corporal em dias frios são os tremores, nos quais os músculos produzem calor à custa da energia dos alimentos, aumentando o gasto calórico", ensina.
Mas, muita calma. Não é porque você queima mais calorias durante os dias frios que vai passar horas a fio malhando na esperança de ficar com um corpão de modelo. É importante ressaltar que os perigos moram nos excesso, então, nada de abusar. De acordo com o educador, a prática de exercícios pode maximizar o gasto calórico, pois as calorias queimadas durante os exercícios serão somadas às gastas em repouso. Então, em relação ao volume e a intensidade dos treinos, continue com a sua rotina de exercícios, não há necessidade de aumentá-los durante as baixas temperaturas.
Agora, se o seu objetivo é aumentar a intensidade dos exercícios, o inverno também pode ser uma boa época para isso. Pois é, devemos lembrar que nos dias mais quentes a troca de calor com o meio ambiente ocorre com mais facilidade, atenuando a desidratação e o desgaste físico, o que possibilita um esforço adicional de quem quer subir do nível básico para o intermediário. "Nesses casos, o aquecimento é fundamental para preparar o organismo para o esforço. Vale ressaltar que, pelo fato do organismo gastar mais calorias em clima frio, a fome também aumenta e há uma tendência das pessoas comerem mais para compensarem o gasto calórico aumentado. Assim, a pessoa que objetiva emagrecer deve controlar seus anseios a fim de equilibrar ingestão e gasto calórico", finaliza o educador físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário