quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Visão, olfato e textura influem no sabor dos alimentos

 O corpo humano tem cinco sentidos – visão, olfato, audição, paladar e tato. Cada um tem uma função separada, mas em quase tudo que fazemos, usamos mais de um deles ao mesmo tempo.
É o caso da alimentação, por exemplo. O paladar é responsável por sentir os gostos – como o quadro abaixo mostra –, mas nem só de sabor é feito uma boa comida. O prazer começa na apresentação, quando vemos um prato bem bonito e sentimos seu cheiro. Quando comemos, usamos também o tato, pois cada alimento tem uma textura diferente.
 
info paladar (Foto: arte / G1)
 
 Mudar a aparência, o cheiro ou a textura pode tornar um alimento mais apetitoso. No lugar dos salgadinhos, use os chips de legumes; para substituir o refrigerante, a água aromatizada. Quando esses sinais que vêm antes da digestão dão água na boca, a digestão já começa. Um quinto do suco gástrico é produzido antes da refeição, na chamada fase cefálica da digestão. Por isso, passar vontade e não comer nada faz mal – os ácidos que deveriam digerir a comida vão agredir a parede do estômago.
Treino do paladar
Em geral, o paladar é genético – todas as pessoas nascem com tendência a apreciar ou não um determinado sabor. Ainda assim, é possível treiná-lo para uma alimentação mais saudável. Essa reeducação começa pelos temperos. Se você reduzir o sal e o açúcar aos poucos, vai se acostumar a sentir o sabor original dos alimentos, ao mesmo tempo em que reduz o risco de ter obesidade e pressão alta.

Como todos os sentidos, o paladar tem uma memória. Em geral, se a pessoa não gosta de uma comida, é porque não teve uma boa experiência com ela no passado. Ou isso, ou simplesmente tem algum preconceito com aquele alimento sem nunca ter experimentado.
Por isso é bom conhecer sempre novos sabores. Isso faz com que o paladar se desenvolva, pois agrega informações à memória e nos faz apreciar mais os alimentos.
Algumas doenças podem interferir no paladar. A quimioterapia e radioterapia, usadas para tratar tumores de cabeça e pescoço podem agredir as papilas gustativas, diminuindo determinadas percepções. Os problemas que afetam o olfato, como a adenoide, por exemplo, também podem interferir diretamente no paladar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário