quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DIA DO COMBATE AO COLESTEROL


Para ajudar o brasileiro a baixar o nível de gordura no sangue, a Sociedade Brasileira de Cardiologia promove nesta quarta-feira (8) o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Em Curitiba, cardiologistas passaram a manhã dando informações sobre a doença, em um dos pontos de maior movimento da cidade.
Muitas pessoas não conhecem os riscos que o colesterol alto pode causar à saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro de cada dez adultos com até 35 anos nunca se preocuparam em fazer um exame. “A pessoa só vai se inteirar de que o colesterol está alto quando já tem uma doença manifesta. Ou ela tem um infarto ou um derrame e aí ela vai saber que o colesterol está elevado”, diz o cardiologista Francisco Maia.


Ao contrário do que muita gente pensa, o colesterol ruim não afeta apenas quem está acima do peso. “A pessoa obesa tem uma probabilidade maior, mas a gente vê magros que têm o colesterol mais elevado que o obeso”, afirma o cardiologista.
Em Curitiba, os médicos falaram sobre a diferença entre os dois tipos de colesterol: o LDL, a gordura que se acumula nas artérias e dificulta a passagem do sangue, e o HDL, que é considerado o colesterol bom. “O colesterol bom é o nosso mocinho, ele vai te proteger contra o infarto, contra o derrame”, alerta o médico.
Os médicos também lembram a importância de evitar o cigarro, o stress e de mudar os hábitos de alimentação. Além disso, evitar a gordura animal, preferir a carne branca e praticar exercícios físicos também ajudam a diminuir o colesterol ruim e elevar a taxa do bom.

O funcionário público Edson Suzuki vai à academia três vezes por semana e se exercita por mais de uma hora. Ele adquiriu esse hábito para controlar os níveis de colesterol no sangue. “Você sempre acha que está bem de saúde e depois de levar um susto, se conscientiza de que precisa praticar exercício, manter a alimentação e manter o colesterol em um nível regular e bom”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário