quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Síndrome do Piriforme – Visão da osteopatia


Sindrome do Piriforme
Síndrome do Piriforme
O piriforme, um músculo localizado na nádega, sob os glúteos tem como ação a rotação externa da coxa, ( fazer com que o joelho olhe para “fora”) e abdução do membro inferior.
Originado no sacro e inserido no fêmur, sua característica principal é estar localizado muito próximo do nervo ciático, tanto que em algumas pessoas ele passa através dele, pelo meio do músculo mesmo, o que aumenta a predisposição para a síndrome. Se por algum motivo sofrer uma tensão além do normal, pode haver compressão desse nervo, causando dor profunda nas nádegas, que irradia para as pernas (pode haver dormência e formigamento em direção às pernas e uma lombalgia indicando o comprometimento do ciático).
Ficar sentado por longos períodos, principalmente com a coxa em rotação externa, a falta de alongamento, esportes que requerem corrida, mudança de direção ou descarga de peso excessiva são algumas das condições que podem desenvolver essa síndrome.
Essa síndrome pode estar associada a vários outras patologias , comohérnias lombares, artroses ( lombar ou coxo-femoral), espondilolisteses e com isso dificultar ainda mais o diagnóstico dela.
Depois de confirmado o diagnóstico, podem ser prescritos medicamentos para auxiliar no alívio da dor e relaxar a musculatura, mas fisioterapia associada a técnicas de terapia manual ( osteopatia/quiropraxia) e orientações de ergonomia e alongamentos diários, auxiliarão na redução da dor e gradativa melhora do quadro.
Escute sempre seu corpo, não se auto medique e saiba que a fisioterapia auxilia sempre nos problemas musculo-esqueléticos.
Consulte seu fisioterapeuta de confiança quando precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário