quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Músculos – Anatomia e importância


Os músculos são órgãos formados por tecido carnoso de células contrateis. Eles são divididos em estriado, liso e, em um caso único, cardíaco (miocárdio é o tecido muscular do coração).fibra muscular e sua estrutura celular
Os músculos ajudam a delinear a forma e proteger o organismo. Os músculos são anexados, através dos tendões, aos ossos para permitir o movimento voluntário, que é conscientemente dirigido pelo cérebro. Os músculos lisos também são orientados pelo cérebro, mas o seu movimento não é voluntário, como no caso da digestão. Todos músculos necessitam de energia proveniente a partir de carboidratos alimentares, que podem ser armazenados no fígado e nos próprios músculos na forma de glicogênio e depois passam para o sangue, onde são usados como glicose. Quando uma pessoa faz um esforço físico, há uma maior demanda por oxigênio e glicose, bem como um aumento na circulação sanguínea. A falta de glicose leva à fadiga. A fadiga de maneira muito intensa pode levar a cãibras.
Quando o esqueleto se moveGraças ao grande número de músculos da ação voluntária disponível para o ser humano é possível realizar milhares de distintos movimentos. Ações simples como piscar uma pálpebra ou a torção de uma correia são realizada pela ação muscular. O olho e seus músculos  são os mais ativos do corpo pois estão envolvidos na maioria das atividade, e realizam 100 mil movimentos por dia.
Cerca de 30 músculos controlam todos os movimentos da face e a ação conjunta deles podem definir um infinito de expressões faciais. Para pronunciar uma palavra, os órgãos da fala e da respiração movem em torno de 70 músculos. O músculo do estribo, que fica dentro do ouvido, é um dos menores no corpo. Mede aproximadamente 1,2 mm. Há outros músculos que são muito grandes, incluindo o grande dorsal e o quadríceps da coxa.
Cerca de 40 por cento do peso total do corpo consiste no sistema muscular. Quando o organismo reduz a quantidade de calorias que normalmente ingere (por exemplo, quando uma pessoa faz uma dieta), a primeira coisa que o corpo perde é água, que se reflete em uma perda de peso rápida. Em seguida, o metabolismo se adapta à dieta, e o corpo usa o tecido muscular como fonte de energia antes de tirar a gordura armazenada para queima de calorias. Por esta razão, quando a dieta começa, as conseqüências podem ser falta de vigor e perda de tônus muscular, que é recuperada quando o dieta retorna ao normal.
Os total de músculos voluntários em nosso corpo são em torno de 650


Nenhum comentário:

Postar um comentário