sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Caxumba


O QUE É: Também chamada de Papeira ou Parotidite, a Caxumba é uma doença viral caracterizada pelo inchaço das glândulas salivares, e seu período de encubação (contato com o vírus e aparecimento dos sintomas) é de 16 a 18 dias.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão se da pelo contato direito de secreções (saliva) da pessoa portadora, ou através da inalação dessas secreções (tosse ou espirros).


SINTOMAS: Costumam aparecer de 12 a 25 dias após o contato com o vírus. O sintoma mais comum é o inchaço nas glândulas localizadas a frente das orelhas, e que quando apalpadas, provocam dores, podendo ocorrer também dores ao mastigar e engolir, febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares entre outros.


COMPLICAÇÕES: Apesar de ser uma doença aparentemente inofensiva quando tratada da forma correta, (repouso) sendo seu tratamento por conta do próprio organismo, com administração de analgésicos, apenas para diminuir o mal estar, a caxumba mal tratada pode provocar um inchaço nos testículos e ovários, e em casos isolados, pode até resultar em esterelidade.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A forma de se prevenir contra a Caxumba, é tomando a vacina Tríplice Viral (vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola). A vacina poderá ser administrada em crianças à partir de um ano de idade, sendo necessário um reforço entre 4 e 6 anos de idade. Mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, não podem receber a vacina.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A pessoa que receber a vacina poderá ter temperatura (febre) e dores no local da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário