sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Sarampo


O QUE É: O Sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa com diversos sintomas e erupção característica, sendo as crianças na faixa etária de 2 anos mais vulneráveis ao vírus.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão é dada de pessoa para pessoa de 2 a 4 dias antes do aparecimento das manchas até que desapareçam por completas, e é feita através de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar, sendo possível também por dispersão do vírus em locais fechados.


SINTOMAS:
 Os sintomas inicias são febre alta, tosse rouca e constante, coriza, conjuntivite, hipersensibilidade a luz, manchas brancas na mucosa da boca e posteriormente manchas avermelhadas na pele, sendo iniciado no rosto e progredindo em direção aos pés, com duração de três dias e desaparecendo na mesma ordem do aparecimento.


COMPLICAÇÕES: Sua complicação pode ser mais grave em crianças menores de 2 anos de idade, podendo evoluir para uma pneumonia, otites médias, laringites, diarréias entre outros.


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Sua prevenção se dá através da vacina tríplice viral (vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola) administrada em crianças à partir de 1 ano de idade, e um reforço entre 4 e 6 anos de idade. Mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, não podem receber a vacina.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Após a vacinação, poderá ocorrer temperatura (febre), e no local da aplicação, vermelhidão e sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário