sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vacina contra Coqueluche


O QUE É: Doença causada por bactéria extremamente contagiosa que ataca as vias respiratórias.


TRANSMISSÃO: Sua transmissão é feita pelas vias aéreas, através do contato direto com secreções expelidas pelo portador da doença, por tosse espirro ou até mesmo pelo falar; a transmissão pode ocorrer também por objetos contaminados recentemente.


SINTOMAS:
 O início da doença pode ser confundido com uma gripe (febre, coriza, olhos avermelhados), posteriormente, é caracterizada por catarros, vômitos, tosse prolongada (tosse comprida) entre outros, como lesões leves no freio da língua e hemorragias leves nos olhos.


COMPLICAÇÕES: A doença é bastante grave nos primeiros meses de vida, quando a resistência do organismo é menor às crises, causando a diminuição de oxigenação no organismo, acarretando conseqüências graves, podendo ser necessário a internação em unidades de tratamento intensivos, pois o risco de morte é grande. Outras complicações são convulsões, pneumonias e encefalopatia (síndrome com alterações cerebrais decorrentes de uma má função hepática)


PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: Em adultos, a prevenção é dada pela aplicação da vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche (tríplice bacteriana para adulto - dTp). Para crianças, a prevenção é feita através da administração da vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche (Tríplice bacteriana - DTP), vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Salk (Tetraxim), vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e Salk (Pentavalente) ou até mesmo pela vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b, Salk e Hepatite B (Hexavalente), e pode ser administrada em crianças a partir de 2 meses de idade.


POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: O Individuo que receber a vacina poderá ter um pouco de temperatura, e no local da aplicação, poderá ocorrer um leve inchaço e incômodo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário