quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As várias faces de uma mesma patologia


Freqüentemente encontro pessoas pedindo orientação sobre várias doenças. Qual o melhor tratamento , qual o melhor profissional , qual o melhor exercício, melhor remédio, melhor cirurgia…. e assim vai.
Vamos dar um exemplo com uma patologia é tratada por vários profissionais da saúde,  deixando a pessoa confusa e muita vezes sem rumo sobre o que fazer. Vamos dar como exemplo uma dor comum para 80% da população, uma dor nas costas, na região lombar, a famosa lombalgia,  patologia número um em atendimentos de um osteopata, e também a que costuma trazer mais possibilidades sobre a origem da dor.
Segue abaixo lista de profissionais e a explicação mais comum dada por eles a esta patologia:
qual o melhor profissional
Dúvidas em qual profissional ir?
Médico Neurologista – ” provavelmente o sr. tem uma hernia de disco, que está pinçando o nervo e está provocando dor… , vamos operar.”
Médico Ortopedista – ” essa dor é proveniente de uma diminuição do espaçõ entre as vértebras, causando uma degeneração do disco, e comprimindo o nervo, e também tem esse bico de papagaio , sem falar na artrose que o senhor apresenta…. vamos operar.”
Quiropraxista - ” essa sua dor nada mais é do que uma subluxação da vertebra lombar, que pode estar gerando uma sobre carga do sistema nervoso, por isso gera dor. Vamos manipular sua coluna.”
Fisioterapeuta Rpgista – ” por apresentar uma retração e um grande encurtamento de toda a sua cadeia mestra posterior , os musculos estão gerando uma sobre carga na sua coluna e gerando a dor. Vamos fazer algumas sessões , com algumas posturas, para alongar os músculos encurtados e melhorar sua postura”
Fisioterapeuta Rolfista -” todo o seu segmento lombar está com um comprometimento mio-fascial, que desmonta toda a estrutura do seu corpo, que logo logo comprometará todo sua estruta. Vamos fazer algumas sessões para liberar essa tensão mio-fascial”
Osteopata - ” Essa sua dor está vindo de uma outra região, um zona hipomóvel, que está sobrecarregando a sua coluna lombar, gerando uma região hipermóvel. Vamos tratar todos os bloqueios e ver qual sua reação.”
Pilates - ” Essa sua dor lombar é proveniente de uma falta de força dos musculos da “power house”, ou seja os abdominais, que equilibram , flexibilizam e dão sustentação a sua coluna. Vamos fazer 3 meses de aulas para melhorar essa condição.”
Lógico que todos estão certos, mas cada um dentro do seu ponto de vista, mas saiba que um bom profissional sabe verificar qual a característica da dor do cliente e indicar o melhor caminho para que o quadro doloroso seja resolvido da maneira mais rápida. Indicar outros colegas também faz parte de um trabalho mais a longo prazo de  marketing.
Hoje em dia, existem vários métodos de tratamento, para as mais variadas condições, os métodos mais populares ( como o pilates ) e os menos conhecidos ( como a osteopatia ). Por isso fica a dica de sempre consultar um profissional da área para saber sobre a possibilidade se ser tratado para determinado tipo de problema.
Aos que já sofreram desse mal, procure sempre informações sobre a técnica, o profissional, o valor cobrado,  se conhece alguem que já tratou com ele e como foi o tratamento. Procure referências no conselho regional, pois hoje em dia é muito comum ter falsos médicos, fisioterpeutas,, psicólogos etc…


Nenhum comentário:

Postar um comentário