quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quiropraxia X Osteopatia – As diferenças


É uma das coisas mais perguntadas por todos. Qual a diferença entre osteopatia e quiropraxia. Bom para falar a verdade só uma pessoa que fez as duas formações é que poderia responder isso, mas como sou um pouco curioso, procurei entender a diferença entre elas e passar um pouco para voces.
Afirmar que a osteopatia e a quiropraxia tem semelhanças é, exageradamente, uma simplificação excessiva.
Tudo começa em sua formação e fundadores. A quiropraxia foi fundada por  Daniel Palmer
e este, segundo muitos livros que pesquisei, era um estudante do fundador da osteopatia, Andrew Taylor Still e estudava muito e era um dos pioneiros da classe onde estudava, sendo inclusive freqüentador da casa de Still, por ser um aluno exemplar.
Cada pessoa articulou um paradigma sobre a saúde do homem e realizaram seus trabalhos focando a coluna como um papel principal para restabelecer a saúde do corpo
A.T. Still centra a relação da coluna vertebral e esqueleto ao bom funcionamento do sistema circulatório eteorizou um amplo impacto sobre a saúde e o bem-estar.
Palmer, por outro lado, enfatizou a relação entre o esqueleto e o sistema nervoso e teorizou que a interdependência de todo o sistema de uma pessoa depende da boa integração entre as estruturas esqueléticas e a função do sistema nervoso.
Como exemplo, segue uma histórinha sobre os dois:
  • • STILL, salvou, uma criança que perdia sangue por via retal somente com manipulações osteopáticas sem medicação, através de sua teoria “vascular”;
  • • PALMER, por via “neurológica”, após uma manipulação da primeira cervical tratou um empregado acometido de uma antiga surdez;
É muito difícil generalizar sobre como osteopatas e como quiropráticos trabalham pois cada profissional varia em técnica e linha de raciocínio. Há um monte de osteopatas que trabalham “quiropraticamente” e um monte de quiropráticos que trabalham “osteopaticamente”.
Osteopatas têm a reputação de trabalhar de uma forma mais suave, ajustando parâmertos de manipulações e levando a técnica de forma menos agressiva para o paciente, enquanto que o quiroprático vê a manipulação como uma forma de estímulo e esse precisa ser rápido e com certa força, mas de forma extremamente precisa.
Outra forma diferente é que dentro da osteopatia podemos manipular as vísceras e o crânio, já na quiropraxia isso não é estudado, pois em sua visão só a manipulação da coluna já trata tudo.
Ambos, osteopatas e quiropraticos, tratam uma série de problemas similares, sendo que os mais comuns e procurados são as dores nas costas.
Quem eu devo procurar?
Procure saber a formação que aquele profissional teve, e se já tratou com algum conhecido e o que costuma tratar. Pergunte sobre o  tempo de tratamento a sua afinidade e, claro, o valor cobrado.
Só não esqueça, aqui no Brasil ambas formas de tratamento são especialidades do fisioterapeuta.
(RESOLUÇÃO n.º 220, de 23 de maio de 2001: Dispõe sobre o reconhecimento da Quiropraxia e da Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário